TSFactory

Wednesday, April 27, 2005

Mac Mini - A couple weeks later...



Ok, when Apple released it I thought the Mini would be perfect to replace my wife's PC (as posted below) and I got one for her with all the nice goodies. Bluetooth keyboard and mouse (the mouse I got from US and is the Mac Mouse BT, apple-like design - in other words beautiful), 512MB RAM, OS X. Pretty cool.
So I had the simple task to move all her emails (Outlook Express 6) to the Mac with all her contacts... Plus, make it work on my Windows 2003 Active Directory, getting authentication from the domain controllers, mapping all network (windows) drives AND being able to print to all WINDOWS printers shared on the network. Sounds easy, doesn't it?
Well after some weeks pulling my hair out, I got all working but I must say this is NO easy task. No way the kind of user Apple is targetting would be able to get all this working. No freaking way. Of course the users they are after would NEVER have a network like mine AT HOME. So I am cool with that. I know we are different. :-)
After these couple weeks I must say she is quite happy with the new box. Way smaller, completely quiet and with no wires! That is cool. And she can do everything she could before and I do not need to worry about Antivirus or Spyware removal tools. But I must say for users like me, that rely completely on Microsoft tools (example my Smartphone, Visual Studio etc) there is no way to move to OS X. And XP, when used by someone that knows what an OS and a computer mean, is rock solid, as solid as OS X in my opinion. :-)
For my wife's Mini the next step is to upgrade it to Tiger (OS 10.4) and see if I can break something... ;-)

3 Comments:

  • You are correct Gean! No problems having a Mac on a Windows network. As I posted it is kind of hard at first, to get the Mac seeing everything on the network. But it does work! We do this at home.
    Of course for the applications, you will need to buy/find Mac OS X compatible ones OR you can use VirtualPC and run Windows apps directly on the Mac!

    Thanks for stopping by. :-)

    By Blogger Cláudio Rodrigues, at 2:07 PM  

  • Sorte sua ter que ligar um Mac numa rede Windows. Teria sido muito mais trabalhoso ligar um PC numa rede Mac :-)

    Eu acho interessante as pessoas avaliarem o Mac (ou qualquer outra plataforma, como o Linux, por exemplo) pela sua capacidade de emular o ambiente Windows. Plataformas diferentes possuem capacidades, funcionalidades e (o mais importante) filosofias diferentes. A grosso modo, seria o equivalente a voce comprar uma moto e querer compara-la ao seu carro. Dirigir uma moto demanda uma "filosofia" diferente de dirigir um carro. E nao adianta reclamar que a moto nao tem ar-condicionado, direcao hidraulica, cd com mp3 ou porta-malas! :-)

    O mesmo vale para Windows, Mac, Linux e etc. Nao tenho o link agora, mas me lembro de um cara, usuario ha mais de 20 anos de sistemas Unix, descrevendo sua primeira experiencia com uma maquina Windows: ele enfrentou muitas dificuldades e problemas pois nao conseguia reproduzir as tarefas que ele executava facilmente no Unix. Em resumo, ele achou o ambiente Windows extremamente dificil de ser utilizado. Eu sinto a mesma coisa. Sendo usuario de Linux ha muitos anos, eu acho a plataforma Windows, principalmente sua interface, muito limitada para ser usada produtivamente. Facilidade de uso e uma coisa muito subjetiva: alguns podem achar que facil e clicar botoes; outros podem achar que facil e "to get your job done" (esse e o lema do Perl, uma linguagem de programacao, digamos, "facil").

    Eu, por meu lado, so sei que a primeira coisa que vou comprar quando chegar ai e um bichao desses, que eu considero, como hardware, uma alternativa muito melhor a qualquer "beige box" da Dell e assemelhados. Nao me interessa que agora eles venham com processadores Intel (o fato de ter uma maquina RISC era um atratitvo a mais, mas um processador Intel nao a torna menos interessante). A principio, minha ideia era instalar Linux nela, mas tenho pesquisado muito sobre o Mac OS X (que no fundo nao passa de um Unix com uma cara bonitinha) e gostado bastante, ja quase considerando-o uma opcao no minimo interessante, se nao viavel.

    Seria interessante se voce postasse agora, um ano depois, um relato das suas experiencias com a plataforma Mac (ja vi que voce e um usuario avancado de Windows). E sua esposa? O que ela achou do "switch"?

    By Anonymous Anonymous, at 10:49 AM  

  • Alfredo: a questão toda para mim não é o fato de serem plataformas diferentes e se portarem diferentemente. Como usuário de todas as plataformas citadas (Windows, OSX, Linux e outras) entendo perfeitamente isso. E de modo algum busco nas outras plataformas a 'emulação' do ambiente Windows.
    O maior problema do OSX, no meu caso em particular, é que dependo no meu dia-a-dia em HW que não é suportado no OSX ou é 'meio-suportado' usando-se aplicações de terceiros. O mesmo vale para algumas aplicações chave que utilizo. Não existem equivalentes que sejam 100% compatíveis com o produto que uso em Windows.
    O outro drama, que para mim é uma questão que afeta grande parte dos usuários, principalmente iniciantes, é o fato de cada vez que saio para comprar algum periférico para o Mac, tenho que pesquisar e muito, antecipadamente, se o mesmo é compatível com OSX. Isso não ocorre no mundo Windows simplesmente pelo fato de 95% do mercado corporativo usar Windows. Posso ir na padaria e comprar uma torradeira USB que sei que vou chegar em casa e a mesma vai funcionar no Windows. O Mac nesse quesito é um parto. Muitas impressoras por exemplo não são suportadas. As que tenho em casa só consegui usar com o OSX deppis que baixei uns drivers que existem no Linux. E ainda assim não funcionam com 100% das capacidades que possuem. São uns drivers 'básicos'.
    Se a Apple espera que milhões de usuários migrem para o OSX, eles precisam fazer um trabalho enorme, se não impossível, com os fabricantes de periféricos. Como esses sabem que a Apple tem hoje uma fatia muito pequena do mercado, para muitos não vale o investimento de fazer o produto compatível com o OSX e estamos de volta à estaca zero.
    E como disse no post, grande parte das ferramentas que usei para migrar os dados que estavam no XP que minha esposa usava, não estão no OSX; tive que comprar essas ferramentas para poder migrar. Isso é completamente contrário à campanha da Apple com relação a usuários 'migrando' para OSX.
    Hoje, mais de um ano depois, continuo a gostar do OSX da mesma maneira que antes. Mas todos os problemas que vi um ano atrás estão presentes ainda hoje e ainda vejo o OSX como um nicho de mercado.
    Minha esposa gosta da máquina e não tem nada a reclamar como usuária. :-)

    Abraços!

    By Blogger Cláudio Rodrigues, at 11:17 AM  

Post a Comment

<< Home