TSFactory

Wednesday, March 29, 2006

Custo de vida no Canadá




Resolvi escrever um pouco sobre o assunto já que vira e mexe alguém me pergunta algo na linha 'Quanto precisaremos ganhar para viver confortavelmente no Canadá? Somos uma família de X pessoas'.

Antes que eu comece a escrever um livro aqui no Blog, gostaria de esclarecer alguns pontos. Primeiramente é muito difícil saber como diferentes pessoas vivem. Para algumas viver num quarto na casa de alguém é suficiente. Ou ainda morar numa região 'menos nobre'. Ou dirigir um Mazda 323 1990. Brincadeiras à parte, o que quero ressaltar é o fato de cada família viver de uma certa maneira e devido a isso ter/viver em diferentes orçamentos.

Bem, vamos então assumir alguns números típicos. Uma família de quatro pessoas (dois adultos, duas crianças em idade escolar) trabalhando e vivendo em Ontario. Como não tenho referência de preços em Toronto, vamos assumir Ottawa. Para Toronto, simplesmente estime um custo MAIOR já que realmente custa mais viver lá por diversos motivos.

Renda familiar: $5,000 por mês ($60,000 anuais). Aqui estou assumindo um salário típico para alguém na área de IT trabalhando como funcionário de uma empresa ou alguém na área de desenvolvimento de software com 3-5 anos de experiência. E assumo que somente uma pessoa está trabalhando em período integral. Como vim para o Canadá já empregado não tenho como comentar no salário inicial que um imigrante recém chegado irá conseguir. Mas esse número não está muito longe da realidade para profissionais nas áreas citadas.
O salário líquido nesse caso será de aproximadamente $3,400 por mês. Sim, vai pagar $1,600 por mês de imposto. Apesar de muitos falarem 'mas tem retorno' discordo em parte. Concordo que há um CERTO retorno sim. Mas de modo geral acho que o que temos é pouco pelo tanto que pagamos. Assunto para um outro dia. :-)

Mas voltando ao assunto orcçamento doméstico, vou tentar separar os gastos em categorias como moradia, transporte, etc.

Moradia: um apartamento de dois dormitórios em Ottawa pode ser alugado por qualquer valor entre $750-$1100 por mês. Os preços variam de acordo com a região, amenidades, etc. Normalmente o aquecimento e a água estão inclusos. Quem alugou pode comentar se estão realmente inclusos ou não (já que eu não aluguei apartamento). Uma casa single (casa não geminada) na casa de $1400 ou mais. Nesse caso adicione ainda as contas de água, luz e aquecimento. Estime $75 para água, $75 para luz e $100 (na média do ano) para aquecimento.
Como disse no caso de apartamento algumas dessas contas estão incluídas no valor do aluguel.

Transporte: aqui o pessoal vai ter que me ajudar. Ônibus pelo que sei custa na casa de $90 por mês para o passe mensal. Um carro, assumindo 9km/l na cidade e 270km rodados por semana (se for Toronto, aumente BEM o consumo e os km rodados!) vai usar 30 litros por semana. Nos preços atuais isso dá mais ou menos $27 por semana ou $110 por mês (arredondando). Adicione a isso o seguro do carro, que para imigrantes recém chegados tende a ser alto (estime qualquer coisa entre $150 a $250 por mês. Para ajudar a reduzir o mesmo tente arrumar a carta da sua seguradora aí no Brazil como a Laila comentou e explicou no Blog dela).
Um carro usado decente pode ser adquirido por algo na casa dos $5,000. O Gean e outros podem comentar nos preços dos carros, seguro, consumo, etc.

Alimentação: essa é difícil. Mas vamos tentar. Estimo que uma família irá gastar na casa de $600 a $1000 por mês em alimentação.

Amenidades: algumas coisas aqui poderão ser necessárias para uns e completamente supérfluas para outros. Mesmo assim, aqui vai:
Telefone: vai gastar na casa de uns $50 por mês (já que vai ligar para o Brasil certo?).
TV a cabo: pode colocar uns $50 por mês se tiver canais adicionais. O mínimo que o cabo vai custar é uns $20.
Internet (High Speed) custa entre $20 e $45 por mês (dependendo se é DSL ou Cable).
Celular (pós-pago) vai custar no mínimo uns $40 por mês.

Total: algo na casa de $2000 ou mais por mês. Note que não coloquei coisas do tipo parcela de carro (caso compre um parcelado) e assumi alguns valores na média (como aluguel e alimentação). Diria que um número mais seguro seria na casa de $2500 mensais. Gostaria muito que outros, já vivendo aqui e que tenham imigrado como residentes permanentes, comentassem se estes valores estão muito fora ou não.

Como disse cada um vive de um jeito portanto é difícil ter um valor preciso. Mas acredito que os números acima irão dar uma excelente idéia do custo de vida em uma cidade como Ottawa. Como comentei, Toronto e outros grandes centros terão sem sombra de dúvida um custo de vida mais alto e uma vida mais corrida (com coisas do tipo trânsito, etc).

Acho que é só por hoje. :-)

Depois comento porque acho que Ottawa é uma melhor alternativa para o imigrante recém chegado que está na área de IT/Desenvolvimento. E de um modo geral, melhor para qualquer imigrante que queira se estabelecer em Ontario. Mas como a questão Impostos/Retorno, isso é assunto para um outro post.

Au revoir!

46 Comments:

  • Oi Claudio, tenho algumas coisas a dizer sobre minha idéia de custo de vida aqui no Canada (mais precisamente em Toronto):
    Estimativa para duas pessoas:
    Aluguel de apto. com 2 dorm.
    $ 1.250,00 (com laundry inside e uma garagem) já inclusos agua, luz e condominio.
    Rogers (cable basico + Internet) $ 63,00
    Bell phone $ 26,00
    Alimentação: $ 400,00
    Combustivel: $ 160,00 (abastecendo só 1 vez por semana)
    Isso totaliza $ 1899,00/mês

    Nao estou considerando seguro de carro +/- $ 270,00/mes e outros gastos como farmacia, um cineminha etc, podemos acrescentar aí mais uns $100,00/mes sendo bem economico.

    Tudo entao totaliza uns
    $ 2179,00/mes.

    Esse valor dá para um casal viver apertado aqui, sem regalias. Para começar a vida aqui em Toronto sem nenhum luxo acho que é uma boa estimativa.

    Abraços

    Ana

    By Anonymous Anonymous, at 12:11 PM  

  • Oi, Claudio!

    Meu nome é Marcelo e estou acompanhando seu blog faz um tempinho. Estou juntando a documentação pra iniciar o processo de imigração. Aliás, estou indo pro Canadá com minha esposa em Abril pra darmos uma olhada como é a vida aí antes de entregarmos a papelada.
    O custo de vida aí sempre foi uma das minhas maiores preocupações. Você já deu uma boa idéia de quanto gastarei quando chegar. Sei que não gastarei com escola e saúde, mas existem aquelas despesas extras que sempre aparecem pra atrapalhar nosso orçamento.
    Então, já chutei logo pra cima minha previsão orçamentária. Afinal, sempre aparece essas despesas a mais:
    - property tax (tipo IPTU)
    - roupas
    - imposto de veículos (IPVA daqui)
    - dentista
    - corte de cabelo
    - remédios
    - jantarzinho fora (ou mesmo pizza em casa)
    Com sua experiência vivendo aí, você acha que vale a pena comprar uma casa?

    Abraços,

    Marcelo

    By Anonymous Anonymous, at 6:56 AM  

  • Marcelo: Se tem o capital de início para comprar a casa ao invés de alugar, com toda a certeza vale a pena já que elimina o aluguel. O equivalente do IPTU é alto (na casa de $2500 por ano para uma casa padrão) e tem a questão da manutenção. No caso de ter que fazer um mortgage (empréstimo) a coisa pode vir a demorar já que o histórico de crédito é necessário nesse caso. E sempre falo que é melhor morar de aluguel até que tenha 25% do valor do imóvel pretendido já que isso facilita e muito a aprovação para o empréstimo e reduz consideravelmente a parcela mensal. Outro ponto é juntar os $20,000 por cônjuge usando RRSP (investimento do Governo) já que o mesmo pode ser usado na compra da primeira casa. Isso não só reduz o seu imposto de renda mas também cria uma poupança para você mesmo.
    Não sei exatamente quais os seus planos portanto fica difícil comentar! Qualquer coisa me contate diretamente.

    Abraços!

    By Blogger Cláudio Rodrigues, at 9:59 AM  

  • Olá Cláudio,

    Para quem está no Precesso seu último post foi excelente, assim como os comentários acima. Tenho algumas dúvidas. Pelas minhas contas são aprox. 30% de descontos sobre o salário bruto. Isto se encaixa a salários maiores, como seu exemplo de cinco mil, ou a taxa é a mesma p/ qualquer quantia ?

    Meu marido e eu pretendemos ir p/ Calgary. Mas quem sabe em seu próximo post você nos convence a trocar por Ottawa! rsrsrsrs

    Sua ajuda será essencial p/ meus cálculos. Tempos atrás perguntei no orkut (canadaimigration) e não obtive resposta ! Será que minha pergunta é óbvia demais ? Se for o caso...desculpe-me!

    Este foi meu primeiro comentário em seu blog, embora já te acompanhe há mais de quatro meses.
    Parabéns e abraços

    Tereza - São Lourenço - MG

    By Anonymous Anonymous, at 10:31 AM  

  • Teresa: o desconto varia de acordo com o salário sim. Citei o valor de $60,000 anuais já que de acordo com as últimas pesquisas que vi, a renda familiar média Canadense é de $57,000/ano. Outro ponto a ressaltar é que o desconto é diferente de acordo com a província. Quebéc por exemplo tem imposto de renda bem maior que Ontario (sei disso pois oficialmente recebo por Quebéc).
    No caso de Ontario, estime 35% como desconto em folha. E qualquer dúvida pode me contatar diretamente. O email está listado na primeira página do Blog.

    Abraços!

    By Blogger Cláudio Rodrigues, at 11:03 AM  

  • Oi Claudio,

    Fiz curso técnico em processamento de dados e estou me graduando no fim deste ano em engenharia industrial. Vou dar entrada no processo para imigração em jan/07. Estou enferrujado em programação, estou pensando em fazer um curso de .NET aqui no Brasil neste meio tempo do processo. Outra coisa, pretendo fazer uma faculdade no Canadá também, qual o curso indicado nesta área de TI.

    By Anonymous Anonymous, at 7:16 AM  

  • Desculpa,
    acabei nao escrevendo o final.

    Parabéns pelo blog, e obrigado pelas informações.

    Abraços

    By Anonymous Anonymous, at 7:18 AM  

  • Daniel: Com relação às faculdades e seus cursos não tenho a MÍNIMA idéia já que saí do meio acadêmico há muitos anos. Sei que o mercado de IT está bom de modo geral, principalmente para desenvolvedores em .NET e Java.
    O drama de vir para cá fora da área de IT é a dificuldade maior de arranjar emprego e todo o processo necessário para regulamentar certas profissões caso o diploma não seja Canadense.

    Abraços!

    By Blogger Cláudio Rodrigues, at 10:55 AM  

  • Olá Cláudio!
    Você poderia me ajudar?
    Preciso saber quanto está custando em média uma universidade canadense num lugar pequeno!
    Sua ajuda será de grande mportancia!!!
    Obrigada.
    andriamarcela@bol.com.br

    By Anonymous Anonymous, at 9:27 PM  

  • Ola Claudio,

    Com a sua experiencia vale a pena trocar um salario aqui no brasil de 9000 reais por mês por um salário de 90000 dolares canadenses em Toronto?

    Um abraço, Alex

    By Anonymous Anonymous, at 1:31 PM  

  • Prezado Claudio,

    Temos mobilia, loucas, etc aqui. Vale a pena levar, pagando-se um container? Sabes informar valores para transporte de um container?
    O custo para aquisicao de mobilia é baixo? Qual foi sua experiencia?

    Qual renda (para uma familia de um casal mais 2 filhos) voce considera necessaria para viver bem ai?

    É facil conseguir escola publica para criancas com 3 anos e 13 anos?

    Desde ja, sou muito grato pela atencao e respostas,

    Antonio

    By Anonymous Anonymous, at 12:26 PM  

  • Alex: Eu trocaria sim um salário de R$ 9.000,00 mensais no Brasil por CDN$ 90,000.00 anuais em Toronto. A grande diferença é que aqui pode-se usar o dinheiro que você tem sem medo de assaltos, seqüestros, etc o que no Brasil já temos que pensar.

    Antonio: Sinceramente não vejo vantagem alguma em se gastar para trazer móveis para cá. Pode-se comprar o básico de início em lojas como a Ikea (http://www.ikea.ca) sem gastar muito. Eu não trouxe nada do Brasil. Foi tudo comprado aqui ao longo do tempo. Com relação às escolas, não terá problema algum.

    By Blogger Cláudio Rodrigues, at 2:28 PM  

  • Oi Claudio,

    Lê seu blog e gostaria de algumas impormações.
    1.Preço de escolas particulares(High school).
    2.Preço de aluguel de casa(solta).
    3.Indicação de bairros
    4.Grau de dificuldade de locomoção.

    Pretendo morar Ottawa,vivo de rendas.

    Grato Jeronimo Neto Caruaru-PE

    By Anonymous Anonymous, at 5:22 PM  

  • Oi Claudio,

    Lê seu bolg e gostaria de algumas informações.
    1.Preço de escolas(High School)
    2.Preço de aluguel de casa solta.
    3.Facilidade de locomoção
    4.Indicação de bairro

    Pretendo morar em Ottawa,vivo de rendas.

    Grato Jeronimo Neto, Caruaru-PE

    By Anonymous Anonymous, at 5:26 PM  

  • Jeronimo: Escolas são gratuitas aqui. Sei que existem escolas particulares e os custos nesse caso são variados. Podem ir de $300 a $700 por mês. Aluguéis de casas chamadas 'single' variam entre $1200 a $1500 mais as contas de água, luz, aquecimento etc. No quesito mobilidade, Ottawa é meio complicada. Se mora perto de rotas das principais rotas de ônibus ajuda e muito caso não tenha carro. Mas de carro é tudo muito perto e praticamente sem trânsito. Com relação aos bairros, locais como Kanata, Nepean e Orleans são sempre indicados/adequados com toda a certeza. Abraços.

    By Blogger Cláudio Rodrigues, at 5:54 PM  

  • Oi Claudio,

    Obrigado pela atenção.

    Pretendo morar em Ottawa preciso de alguma comunidade ou associação ou alguem brasileiro para me prestar apoio e serviços para me estabelecer.Vivo de rendas.

    Obrigado pela atenção

    Jeronimo

    By Anonymous Anonymous, at 7:50 PM  

  • Olá Claudio. Eu queria dizer que é muito interessante esse seu blog. Eu tenho uma opção de ir morar no Canadá dentro de 2 anos. Eu tenho algumas dúvidas e gostaria de saber se você poderia me ajudar :
    você saberia me dizer como funciona a previdência social ( aposentadoria) aí? Como uma pessoa idosa planeja o seu período de inatividade na velhice?
    Outra dúvida minha é com relação a animal de estimação. Eu tenho gato. Você saberia me dizer como é levar um animal de estimação para o Canadá?
    E qual seria o salário de um médico qualificado e com doutorado?
    Eu agradeço a atenção e parabéns pelo seu blog.

    By Anonymous Anonymous, at 7:03 PM  

  • Olá Claudio.Primeiro, parabéns pelo blog.
    Estou pensando em ir para o Canadá, talvez ir para Ontario, estou pensando em ir primeiro sozinha e depois levar minha filha, sou contadora, será que vou conseguir encontrar trabalho nessa área administrativa?
    Será que o salario é suficiente para arcar com os custos ?
    Obrigada pela atenção.
    Flavia

    By Anonymous Anonymous, at 11:30 PM  

  • Oi Claudio,
    Estou negociando uma proposta de trabalho no Canadá e seu blog está sendo muito útil. Você pode me dizer algo sobre acesso à Saúde? Pretendo ir para Toronto com minha esposa e minha filha de 2 anos e esta questão ainda não está esclarecida. Aqui no Brasil, até em função de uma deficiência do Estado, todos temos que ter planos de Saúde, senão morre na fila de um hospital público. Como isto funciona no Canadá e, sendo estrangeiro quais seriam meus limites de acesso à rede de saúde?
    Obrigado, Luiz Roberto

    By Anonymous Anonymous, at 1:56 PM  

  • Adorei o blogg esta ajudando muita gente, quanto custa uma casa simples ai?

    By Blogger Gustavo Franco, at 7:52 PM  

  • Olá! Meu nome é Juliana, moro em Curitiba.
    Meu esposo recebeu uma proposta pra trabalhar em Montreal e seu blog já me ajudou bastante. De qualquer maneira ainda estamos pensando....
    Tenho ainda outras questões que não entendi direito:
    1)como funciona a resttituição do IR
    2) Em quanto tempo temos a cidadania
    3) como funciona os $ 2000 que o governo paga por filho
    4) Apto alugado vale a pena mobiliado ou devo procurar sem mobília?
    5) O frio é suportável? Estarei indo com um bebê
    6) Quanto é necessário em $ pra entrar no país como imigrante? ouvi dizer que existe um mín estipulado e umas taxas....

    Desculpe o interrogatório...hihihihihi!

    By Blogger Unknown, at 1:32 PM  

  • Juliana: 1. Que restituição de imposto de renda? Do Brasil? Do Canadá? 2. Só pode pedir a cidadania depois que tiver a residência permanente. Se seu esposo vai vir para cá com uma oferta de trabalho, terá o work permit e não a residência permanente. Tem que pedir essa em separado, processo que leva na casa de um ano e custa na casa de R$4000. Tendo isso aí tem que esperar 3 anos para pedir cidadania. 3. Não tenho a mínima idéia pois não recebo nada do governo para os meus filhos. 4. Alugaria sem mobília já que o básico se compra barato (vide http://www.ikea.ca). 5. O frio é subjetivo. Eu não tenho problema algum; minha esposa já não aprecia. Varia realmente de pessoa para pessoa. 6. Se fizer o processo federal de imigração para residente permanente, vão pedir CDN$ 12,000 aproximadamente para um casal. Mais se tiver filhos. Caso faça a imigração por Quebéc pelo que sei é na casa de CDN$ 2,000.

    Gustavo: Uma casa geminada aqui pode se comprar por volta de CDN$ 150,000. Dependendo aonde e de quando foi construída pode custar mais do que isso sem dúvida.

    Luiz Roberto: Saúde é gratuita para todos que estão legalmente no país (cidadãos, residentes permanentes, pessoal com visto de trabalho). Mas na minha opinião, para aqueles acostumados com planos de saúde privados no Brasil, onde se é atentido extremamente rápido e nos hospitais da sua escolha (claro, dependente do plano que tem), a saúde daqui é uma merda.

    Flávia: Não tenho a menor idéia de salários na sua área mas estimaria algo na casa de CDN$40,000 por ano (CDN$2,200 líquidos mensais) para um contador trabalhando em alguma firma. Dá para viver sim mas sem muito luxo com um salário desse (custo de vida é realmente alto aqui).

    By Blogger Cláudio Rodrigues, at 4:27 PM  

  • oi, Claudio...
    Obrigada pelas respostas.
    Qto a restituição quero saber se existe isso aí, pq me choquei com o tanto que é cobrado....
    eu sei que os serviços públicos aí são de excelência, mas...........

    By Blogger Unknown, at 1:30 PM  

  • Juliana: restituição existe sim mas depende de quanto você ganha, quem trabalha na família, número de dependentes, onde mora (Quebéc por exemplo te cobra MUITO mais imposto de renda do que Ontario), etc. O normal em Ontario é esperar por uma restituição mínima. Em Quebéc normalmente espera-se ter que pagar algo no final do ano (o que no fim muita gente acaba se livrando de ter que pagar por colocar dinheiro no fundo de aposentadoria - RRSP). Mas isso é assunto para outro post.

    By Blogger Cláudio Rodrigues, at 2:12 PM  

  • Olá Claudio...

    Achei mto interessante o seu ponto de vista sobre os custos p c viver no Canada. Super bacana!!!!

    Bom, apenas me assustei um pouco com relacao ao seu comentario sobre a dificuldade de c conseguir um emprego... apesar de ter planos a longo prazo p iniciar o processo de visto de trabalho, jah estou pesquisando sobre o assunto.

    Apenas uma pergunta, c esta estiver ao seu alcance eh claro... rsrsrs!!! A área administrativa eh mto complicada ai p estrangeiros, no caso, a minha seria Comércio Exterior...

    C puderes me dar alguma ideia sobre o assunto, agradeco...

    graheck@hotmail.com

    Thanks!!!!
    Abracos
    Graziela

    By Anonymous Anonymous, at 11:30 AM  

  • oi me chamo suely e adorei o teu blog...eu gostaria de saber mais ou menos quanto e o custo de vida pra duas estudantes estrangeiras em toronto...mais ou menos o custo total...quero saber o custo de aluguel de um apartamento com 2 dormitorios perto da universidade de toronto,de telefone,internet,transporte, tv cabo com canais brasileiros ou portugueses,roupas,comida,etc...
    e agradeceria mto se falasses sobre tal assunto...

    By Anonymous Anonymous, at 4:13 AM  

  • Sueli: no primeiro comentário desse post a Ana detalha os custos para um casal em Toronto. O custo para duas estudantes, se alugando apartamento, vai ser muito parecido, na casa de pelo menos $1,100 por pessoa por mês.

    By Blogger Cláudio Rodrigues, at 8:36 AM  

  • Oi Claudio.
    Primeiramente parabéns pelo blog!
    Eu tenho 19 anos e pretendo ir para o Canadá como estudante. Vou pagar um mês de curso com tudo incluso, mas gostaria de ficar por seis meses, e para isso pretendo trabalhar informalmente ai. Não tenho ensino superior, mas falo InglÊs avançado.
    Portanto queria sua opinião a respeito da possibilidade de conseguir emprego informal, consigo me manter? e guardar dinheiro? você conhece casos de brasileiros que foram nessas condições?

    Obrigada,
    Regiane.

    By Anonymous Anonymous, at 6:52 PM  

  • Olá Claudio, até hoje, foi o melhor blog sobre Custos no Canadá! rsr

    Cara, Estou com planos de ir morar fora, ou seja canadá, tinha em mente, toronto, mas pelo que li, é um pouco alto o custo de vida! Vamos então julgar por Ottawa.

    Entendi todos os custos que eu teria, tenho dois planos, mas não sei qual executar:

    1° É de ir sozinho e me estabelecer antes de me casar com minha amada.

    2° Ir casado. rsrs

    O que você me aconselha?

    Sou webdesigner. Você tem ideia de quanto um webdesigner ganha?

    Tenho planos de abrir minha agencia de comunicação e design, você acha que eu conseguiria ai?

    Vou postar meu email e msn se você ou alguem puder me dar uma força nisso!

    Email e MSN: naor@naortartaroti.com

    Grato
    Naor Tartaroti

    By Anonymous Anonymous, at 7:43 PM  

  • Olá Cláudio,tenho 19 anos,sou téc em Química e pretendo fazer minha faculdade no Canadá,gostaria de uma orientação, pois não vou com nenhuma indicação de emprego e não conheço ninguem por lá, estou indo na cara e na coragem.
    De início posso trabalhar em um emprego informal só para me manter.

    Qual documentação necessária para entrar no país?
    Os imigrantes são bem aceitos no mercado de trabalho tanto formal quanto informal?
    Quanto teria que levar em espécie para conseguir uma moradia?
    É fácil conseguir um emprego nessa area(Química)?Quanto em média ganha um profissional dessa area?

    OBS: desculpe por tantas perguntas, mas preciso muito de suas orientações, agradeceria sua ajuda.
    Vou postar meu e-mail e msn:
    raquelpink2_4@hotmail.com
    raquel.baldi@gmail.com

    Grata,
    Raquel.

    By Blogger Unknown, at 6:17 PM  

  • bom dia!!

    Tenho prentenções de me mudar para o Canada, para ser mais exato para a provincia de Alberta.

    Você tem uma idéia qual é a media salarial de um DBA ORACLE/DB2/Informix com 5 anos de experiencia?

    Abraço,

    Fernando Lago
    fernandolago@gmail.com

    By Blogger Unknown, at 2:01 PM  

  • Claudio,
    Recebi uma proposta de uma empresa em Ottawa, para ganhar inicialmente CN$ 30.000/ano. Pretendo me mudar para Ottawa sozinho inicialmente (estou cursando ingles em Vancouver), para depois trazer minha familia para cá.
    Quanto é o desconto que o governo faz neste caso (%)?
    E levando em conta que serei eu, minha esposa e duas filhas (4 e 18 anos), com este valor dá para viver (sem muitas regalias)?
    Estou em negociação para conseguir algo mais ($40k-$45k/ano), mas não gostaria que este valor que eu vou pedir atrapalhasse as negociações e a possibilidade de conseguir esta vaga.
    Algum conselho para me dar?

    By Blogger Alexandre in Canada, at 9:54 PM  

  • Alexandre: Um salário nessa casa vai te dar uns CDN$ 1,700.00 mensais líquidos. O governo normalmente fica com 30-35% do salário bruto. Lembre-se também que aqui não tem 13o. Para se viver dá mas para uma família de de 4 pessoas, caso seja o único trabalhando, vai ser apertado sim. Qualquer aluguel em Ottawa (no lado de Ontario) não sai por menos de $800 mensais. Adicione a isso comida e transporte e se vê que a coisa vai ser apertada sim.

    Fernando: Não tenho a mínima noção de salários para DBAs mas estimo com boa chance de acertar que estejam na casa de $60,000 anuais (coloque mais ou menos de acordo com a experiência, demanda, etc).

    Raquel: Nessa área eu não tenho idéia alguma (sou de TI). Para entrar no país vai ter que pedir um visto de turista ou estudante aí no Brasil. Imigrantes arrumam empregos no mercado informal mas são subempregos na grande maioria dos casos. Não sei para onde vai mas o custo de vida aqui é alto (estime gastos de no mínimo CDN$ 1,100 mensais).

    Naor: É mais fácil fazer o processo todo já estando casado assim o visto sai para os dois direto. Um webdesigner deve começar por aqui na casa dos seus $35,000-$40,000 anuais. Recomendo que primeiro se familiarize com o idioma até ser fluente e então, depois de ter conhecido bem o mercado local e ter contatos, aí sim abrir algo. Até esse dia chegar, espere.

    By Blogger Cláudio Rodrigues, at 10:56 PM  

  • Oi Claudio, primeiro parabens pela iniciativa de postar comentarios que com certeza ajuda muito.
    Eu e minha esposa estamos planejando migrar ano que vem.
    No caso você é da area de IT, para infra o mercado ae é bom.
    Estou terminando a graduação em redes, Tenho certificação CISCO CCNA, MS - MCSA, e estou terminado o CCNP...dá pra conseguir Trabalho?
    Obrigado.

    Emerson

    By Anonymous Anonymous, at 2:48 PM  

  • Ola Claudio..
    primeiramente parabens pelo seu blog...eu e meu marido já sanamos varias duvidas que tínhamos sobre custos, qualidade de vida, etc...

    Eu sou Enfermeira e meu marido é Educador Físico, gostaria de saber se tem idéia de salarios para estas areas em Ottawa.
    Li que um casal deve ter 12000 para entrar como imigrante. Isto vale mesmo para quem ja vai contratado para trabalhar?
    E por último, sabe, em media, quanto tempo leva pra tirar o visto de trabalho e a equivalencia de diploma?

    Obrigado

    By Anonymous Anonymous, at 11:53 AM  

  • Olá, meu nome é tiago estou cursando o curso de engenharia civil.
    Gostaria de saber se a área da engenharia civil esta bem por ai no canadá, já que tenho planos de no futuro ir para o Canadá. Fiquei sabendo que esta área é bem valorizada pelo fato de o engenheiro ter que trabalhar no frio.
    Você poderia me dizer quanto esta o salário do engenheiro civil por aí?

    Desde já agradeço

    By Anonymous tiago, at 12:41 PM  

  • Eu tenho diploma de engenheiro civil da ufmg ( Brasil) e gostaria de saber se poderia exercer a minha função aí no Canadá sem nenhum problema, ou deveria fazer outro superior.

    By Anonymous felipe, at 7:44 PM  

  • nossa muito legal o seu blog!!!
    estou pensando em imigrar, primeiro como trainee ou estudante e ir ficando.. subemprego, depois de 2 anos eu consigo a cidadania correto!?! que legal ter tantos brasileiros ai ^^
    obrigada!

    By Blogger Unknown, at 11:01 PM  

  • Olá, boa noite.

    Estou cursando o ensino médio e pretendo fazer Perícia Criminal. Já pesquisei bastante mais não consigo achar um significado " sinônimo " a esse. Poderia me informar como são denominados os Peritos Criminais no Canadá? E se possível, quanto é o salario mensal.

    Pretendo morar em Regina.

    Bgs ! Obrigada

    By Blogger Nathalia, at 7:31 PM  

  • Olá, boa tarde.
    Estou terminando o ensino médio e vou ser comissário de bordo. Gostaria de saber se é fácil conseguir um emprego no Canadá (como comissário), em ql empresa e qnto mais ou menos eles ganham.
    Mto bom o blog...
    Obrigado desde já

    By Blogger Mateus de Carvalho Buzzo, at 3:29 PM  

  • Ola Claudio, parabens pelo seu Blog e paciencia para atenders a todos. o pessoal esta te sugando mesmo !, li todo seu blog e nao encontrei nenhum dizendo que quando chegasse no canada iria te chamar para pagar um almoco ou mesmo um cafe ! o pessoal ve se se toca e seja uma pouco mais agradecido ! Paulo de Londres migrando p o canada !

    By Blogger Unknown, at 1:26 PM  

  • O custo de vida é muito alto! Como sao os salários?
    Na Argentina, o custo dos apartamentos mobiliados Buenos Aires para um turista é bom, mas para um residente nao saberia dizer.

    By Anonymous Anonymous, at 11:24 AM  

  • Bom dia Claudio!
    Parabéns pelo blog, disponibilidade e paciência.
    Estou indo para Toronto em setembro para passar 6 meses (intercâmbio), 3 meses estudando e 3 trabalhando. Qual a estimativa de gastos que terei mensalmente durante esse período? Oprimeiro mês ficarei na casa de uma família, depois por minha conta. Sou totalmente leiga, será a primeira vez que sairei do Brasil. Gostaria muito que me ajudasse. Até mais!
    Desde já agradeço a atençao,
    Elizabeth

    By Blogger Uma ludovicense em Edmonton, at 9:31 AM  

  • Oi, eu sou a Sra. Josefina Valera, um emprestador de empréstimo privado que dá oportunidade de vida de empréstimos. Você precisa de um empréstimo urgente para limpar suas dívidas ou precisa de um empréstimo home equity para melhorar o seu negócio? Você foi rejeitado por bancos e outras instituições financeiras? Precisa de um empréstimo de consolidação ou hipoteca? Não procure mais, porque estamos aqui para todos os seus problemas financeiros no passado. Nós fornecemos os fundos para as pessoas que precisam de assistência financeira, que têm um mau crédito ou na necessidade de dinheiro para pagar as contas, para investir no negócio a uma taxa de 2%. Quero usar este meio para informar que fornecemos assistência confiável e beneficiária e estaremos dispostos a oferecer um empréstimo. Entre em contato conosco hoje por e-mail para: (josefinavaleraloanfirm@gmail.com)

    By Blogger Josefina Valera, at 6:54 PM  

  • * Oferece uma taxa de empréstimo de juros de 3%
    * Seguro para empresário sem dinheiro
    * Garantia por dinheiro

    Com uma boa pontuação de crédito, o Credit Financier Home oferece empréstimos colaterais e empréstimos não colaterais a particulares ou associações de empresas ou cooperativas para fins de benefícios industriais e pessoais.

    Endereço de contato:
    Whatsapp: +15184181390
    Correio direto
    creditfinancierhome@gmail.com

    By Blogger Credit Financier Home, at 12:59 AM  

  • Hello viewers all over the world, There is good news for you all today get your Blank ATM card that works in all ATM machines all over the world. We have specially programmed ATM cards that can be used to hack ATM machines, the ATM cards can be used to withdraw at the ATM or swipe, at stores and POS. We give out this cards to all interested clients worldwide, We give out THE Blank ATM Card. Do you want to live a good life thought its illegal, its the easiest way to be a millionaire. it also has a technique that makes it impossible for the CCTV to detect you and you can only withdraw a total amount of $5,000 Dollars in a day on ATM Machine also avaialbel at cash delivery. We give up to $10,000.00 to $1,000,000.00 Dollars With our network hacking services. We can Recover all your lost money to Bitcoin and other Crypto currency, mortgage/realestate scams and fake ICOs within 48 hours or less. (Thomas Freddie Hackers) working together as a team to track down & to recover funds back from the most difficult internet SCAMMERS. NOTE!! We've received countless heartbreaking reports of notorious scammers and we’ve successful recovery them back via contact thomasunlimitedhackers@gmail.com

    Do contact us on ((Binary Recovery. University Grades.Wiping Criminal Records, FB & IG Hack, Telegram, Loads & Phone Hacking)) border us with your jobs & allow us give you positive result with our hacking skills. We are certified and your privacy is 100% safe with us. Worry no more about your financial problems, If you are in need of any other cyber hack services, we are here for you anytime, any day so contact us via our Email Address: thomasunlimitedhackers@gmail.com

    Regards
    THOMAS FREDDIE UNLIMITED HACKERS
    Email thomasunlimitedhackers@gmail.com
    Call/Text: +1 (985)465-8370
    Motto: We offer the fastest and reliable services

    By Blogger Solution, at 5:05 PM  

Post a Comment

<< Home