TSFactory

Monday, January 09, 2006

Crédito no Canadá

Há dias que estava pensando em adicionar ao artigo que escrevi, alguma coisa relativa ao tão falado "histórico de crédito" aqui no Canadá. Depois de ler o Blog do Gean e o comentário da Laila percebi que estávamos todos numa corrente de pensamento.

Para aqueles que não sabem do que se trata o mesmo, a coisa é simples: tudo que você compra a crédito(pagando-se ou não) fica registrado no 'Credit Bureau' (um conjunto de empresas que registram tudo que você compra, como paga, etc, passando para as lojas o seu histórico quando requisitado pelas mesmas). Quanto mais você compra a crédito, maior o histórico.

O detalhe é que a maioria dos Brasileiros, já vacinados com compras à prazo a juros exorbitantes, tendem a evitar a compra a prazo aqui. Como aqui assume-se que todos são mau pagadores até prova em contrário, sem histórico de crédito nada se compra a prazo. E aqui leia-se leasing de automóveis, empréstimos bancários para compra de imóveis, etc. Por esses motivos faz-se necessário que você estabeleça o bendito histórico. Como fazer? Simples.

Ao chegar ao Canadá terá que abrir uma conta em banco. Ao fazer isso, é de praxe que o mesmo lhe dê ou ofereça algum cartão de crédito básico sem anuidade (e sem frescuras). ACEITE o mesmo. De posse desse, tudo que precisar comprar, de comida no supermercado à entrada do cinema, pague com o cartão e ao receber a fatura deste, PAGUE A MESMA NA ÍNTEGRA. Em questão de meses irá estabelecer um histórico decente de crédito e assim que isso acontecer conseguirá comprar qualquer coisa no Canadá. Qualquer coisa MESMO.

Outro exemplo é o da compra de um carro. Caso tenha dinheiro para comprar a vista e ainda não tenha um histórico muito grande, tente dar algo como 75% de entrada e financiar o restante em seis meses. Desse modo pagará pouco em termos de juros e fará uma grande diferença no seu histórico. Claro que depois de um histórico estabelecido, compre sempre à vista coisas que tenham um custo mais elevado (como um carro) já que os descontos para pagamento dessa forma serão realmente substanciais.

Como dá para perceber todas essas transações (de quem comprou, valor, quando pagou, se pagou em dia, etc) ficam registradas e com base nisso tudo calcula-se um número que corresponde ao seu SCORE. Pelo que me recordo quanto maior o número, menos RISCO você oferece e consequentemente mais empresas estarão interessadas em financiar seja lá o que for para você. Portanto saiba comprar e pagar em dia. Bom crédito é algo bastante útil e interessante, especialmente em uma sociedade com economia estável e juros extremamente baixos.

Acho que vale a pena adicionar algo no artigo com relação a isto. O que vocês acham? Como sabem nesse blog, Vox Populi, Vox Dei. :-)

4 Comments:

  • Olá Cláudio!

    Me chamo Bruno, estou no Brasil em vias de imigrar para o Québec, nestas minhas pesquisas e nos grupos do yahoo achei teu bendito blog! Adoro seu blog! And i really love gadgets too! rsrs
    Ainda mais que trabalhamos com a mesma coisa. Pelo que entendi vc é mvp em TS né? Adoro o TS, trabalho bastante com ele implementando soluções remotas! Atualmente presto consultoria aqui no Brasil em plataformas Microsoft.
    Não sei se vc conhece meu site... mas enfim tenho um site junto com minha esposa em que nos propomos a ajudar a comunidade brasileira e quem mais se interessar sobre os trâmites legais, documentações e dicas que possam facilitar a vida de quem pretende imigrar para o Québec, tb abordamos alguma coisa somente do processo federal, enfim, adorei este seu post sobre crédito, e gostaria de saber se posso postar ele lá no meu site, claro que com os devidos créditos e fonte, na parte de conteúdo, que se trata das dicas fixas, acho que todos iam gostar!

    De qualquer forma agradeço e desejo todo sucesso para vc e sua família.

    Grande Abraço

    Bruno Bertelli

    By Anonymous Anonymous, at 11:49 AM  

  • Bruno: Obrigado pelo comentário! Sou MVP em TS sim (fui o primeiro a ser nomeado, em 2001!). Pode colocar links para o meu Blog lá no site de vocês. Sem problemas! E me passe seu email para contato também.

    Abraços!

    By Blogger Cláudio Rodrigues, at 12:02 PM  

  • Oi Claudio; Cheguei aqui por indicação do Mauricio. Seu blog é muito legal e cheio de informações interessantes. Eu estou morando em Toronto a 2 anos. Já seguimos todos os passos do crédito. No inicío tudo parece difícil, mas depois as coisas vão se desenrolando. Abrçs,

    By Anonymous Anonymous, at 8:26 AM  

  • Ola Claudio, ótimo comentário sobre crédito.

    Seu trabalho é muito legal, sempre passo aqui para dar uma olhada.

    Até mais;

    By Anonymous Anonymous, at 12:20 PM  

Post a Comment

<< Home