TSFactory

Thursday, March 30, 2006

Por que Ottawa? Simples...



Essa semana, após escrever sobre o custo de vida no Canadá, prometi explicar os motivos pelos quais acredito ser Ottawa uma das melhores opções para o imigrante recém chegado.

Antes de mais nada preciso esclarecer alguns pontos e assumir algumas coisas. O que vou dizer se aplica ao imigrante legalizado (ou àqueles que vão vir para cá legalmente) e de certo modo tem um foco no profissional ligado à area de IT (ou TI como dizem no Brasil). Assumo também que o profissional em questão tem alguns anos de experiência (três ou mais preferivelmente) e bom nível de Inglês.

Temos também que comentar a respeito de certos mitos que vira e mexe ouço à respeito da vida em Ottawa:

Sem Francês você não arruma nada. Completamente falso. É claro que para determinados cargos e profissões espera-se que o candidato também domine o Francês. E isso é fácil de entender. Ottawa é a capital nacional e tudo que é órgão do governo tem escritórios aqui. De acordo com o seu cargo, Francês não só é necessário mas é obrigatório. Isso se aplica a cargos de GERÊNCIA ou superior no Governo; NÃO se aplica a cargos em empresas privadas. É claro que pode vir a ser necessário, mas não é requisito. Mas na área de IT, praticamente tudo pode ser feito usando-se somente o Inglês, principalmente no caso de Web Developers, Developers e consultores de IT. Portanto Francês não é o que vai determinar se vai arrumar emprego ou não.

Não existe emprego em Ottawa. Bem eu estou trabalhando aqui desde 1999 e conheço diversos Brasileiros aqui, todos empregados. Emprego tem com toda a certeza e o mercado de IT está em alta por aqui, principalmente para desenvolvedores em .NET e Java, o que aquece o mercado como um todo.

Mas por que acho Ottawa uma melhor opção? Simples...

1. Custo de vida: pelo fato de ser uma cidade muito menor se comparada a Toronto/Montreál, o custo de vida é mais baixo. Seguro de carro por exemplo é calculado também levando-se em conta o número de ocorrências na cidade (que resultaram no uso da seguradora por parte do segurado). Estatisticamente, cidades menores oferecem menos risco de modo geral o que acaba reduzindo o seguro. A Ana Rúbia comentou que em Toronto o seguro deles é na casa de $270 mensais. Quando cheguei aqui em 1999, meu primeiro carro (0km na época) me custava $160 mensais. Uma diferença de mais de $100 por mês! Aluguel é a mesma coisa. Em cidades maiores os salários tendem a ser maiores o que acaba elevando o custo da moradia (compra de casa, aluguel, etc). Portanto em Ottawa vive-se com menos que em grandes centros sim. E a longo prazo, casas por exemplo, custam bem menos que em Toronto, o que acaba facilitando a compra do primeiro imóvel (ou ainda pelo mesmo que pagaria em Toronto conseguiria algo muito melhor em Ottawa).

2. Localização: Calgary e Vancouver por exemplo são excelente cidades. Mas queiram ou não, estão no fim do mundo, no cafundó do Judas. De lá para qualquer lugar é longe. Ottawa por outro lado está somente a 1:45h de Montreál, 4:30h de Toronto ou Quebéc City, 7:30h de New York e por aí vai. Isso dirigindo! Isso lhe dá acesso a diversas atrações numa distância razoável.

3. Integração: Como estamos na capital nacional, exatamente na fronteira com Quebéc, caso o imigrante queira, poderá vivenciar de maneira mais forte o fato do Canadá ser bilíngüe. Em Toronto praticamente não se ouve Francês. Em Montreál, tende-se a ignorar o Inglês. :-) Ottawa lhe dá ambos, de modo transparente e sem crise existencial. E daqui até a província de Quebéc leva somente 5 minutos de carro; em 5 minutos poderá experimentar uma cultura bastante diferente do que estamos acostumados em Ontario.

4. Sossego: Ottawa não tem trânsito. Não interessa a hora que saio de casa para o trabalho, ou ainda a hora que volto, não demoro mais do que 15-20 minutos. Claro que quem trabalha em downtown e mora em Kanata vai encarar uma parada mais dura do que a minha. Mas nada comparavél a Toronto às 5:00pm. Outro ponto a ser citado é o fato do primeiro ministro morar aqui; a cidade tende a ser muito mais policiada e muito mais limpa que outras cidades como Toronto já que é meio que um cartão postal do país e o centro administrativo do mesmo. E queiram ou não é uma cidade mais segura (não pense que Toronto/Montreál não tem violência. Tem, mas é claro numa escala muito menor se comparadas ao Brasil). Por exemplo, em todos esses anos que passamos aqui em Ottawa, minha esposa deixa o carro dela aberto na frente de casa quase todo dia e NUNCA mexeram em nada. Em uma das poucas viagens que fez a Toronto, arrombaram o carro dela durante a noite num estacionamento.

Para o imigrante recém chegado, os primeiros passos normalmente são tirar os documentos, começar os cursos de Inglês/Francês e os cursos para o CO-OP. Esses passos podem ser feitos de qualquer lugar no Canadá. Como nesse começo normalmente é só dinheiro saindo e nada entrando, quanto menos sair melhor. Isso torna lugares com custo de vida mais baixos muito mais interessantes e de certo modo até aliviam o stress associado à saída de dinheiro. Terminados os cursos todos, nada impede que você procure emprego em Toronto e se mude para lá após o CO-OP.

E para quem tem filhos pequenos, nada como uma cidade que oferece a maioria das facilidades das grandes cidades mas que ao mesmo tempo conserva aquele ar de cidade pequena, de interior.

Claro que como tudo na vida Ottawa tem o seu lado ruim. Vida noturna por exemplo é muito melhor em Toronto e Montreál. Ganha-se mais em Toronto e é claro, existem mais empregos simplesmente porque a população é muito maior. Mas isso não significa que Ottawa não oferece nada ao imigrante recém chegado. Muito pelo contrário.

Finalizando só gostaria de ressaltar que por muitas vezes Ottawa passa despercebida aos olhos daqueles que estão de mudança ou pretendendo se mudar para o Canadá. Não deixe que isso aconteça com você. Abra um pouquinho mais os seus olhos e vai ver que Ottawa tem muito a mostrar e oferecer. Mais do que muitos imaginam.

14 Comments:

  • Claudio,

    Estamos com nosso processo em fase final. Acredito que o pedido para os exames medicos cheguem em no maximo 60 dias. Estavamos considerando morar em Toronto ou Calgary, mas, apos ler o seu guia "Imigrando para o Canada", comecamos a olhar com mais carinho para Ottawa. Estamos pesquisando muito sobre a cidade, e posso te dizer que ha grandes chances de nos mudarmos para ai.

    Minha principal duvida, agora, e com relacao a uma universidade para se estudar. Faz parte dos meus planos comecar um mestrado em Ciencia da Computacao logo que chegar. Sei que as melhores universidades (em ingles) estao em Vancouver (UBC), Montreal (McGill) e na regiao sul de Ontario (Toronto, Waterloo, McMaster e Western). O que voce pode me dizer sobre a Universidade de Ottawa? Que diferenca faz, para o mercado de trabalho, ter um diploma de mestre de uma conceituada universidade canadense?

    Satisfacoes,

    By Anonymous Anonymous, at 1:01 PM  

  • Olá claudio,

    descobri seu blog a pouco tempo, e confesso estar gostando muito das dicas que vc dá e do seu "pé no chão".
    Vc frisou bastante no seu blog a área de DEV aí em Ottawa e eu gostaria de saber como anda o mercado na área de Segurança e Redes...
    É que meu marido trabalho com isso, ele é MCSE, MCSA, MCT e trabalha bastante com Exchange, migração, etc...
    O mercado nessa área tb está bom, ou não?
    Muito obrigada,
    Ah, e continue postando sobre gadgets, que eu adoro ler...
    Tatiana
    (tatinetto@gmail.com)

    By Anonymous Anonymous, at 9:33 PM  

  • Bom Dia Claudio,

    Após ler este post e novamente o seu "Guia" fiquei ainda confusa.Para onde ir? Oh Céus!!
    Nossa primeira opção: Vancouver e descartamos por causa da humidade.
    Segunda : Toronto - grande demais.
    Terceira e até o momento mais viável : Calgary - menor, clima um pouco mais ameno que as demais e próxima as Rochosas. Por fim Ottawa - influênica sua! Mas prefiro pesquisar mais antes de dizer qualquer coisa!
    Valeu por este post e a resposta de meu comentário do post anterior !
    Abraços,
    Tereza - MG
    Meu e-mail terezazen@yahoo.com.br

    By Anonymous Anonymous, at 9:16 AM  

  • Alfredo: a Universidade de Ottawa e a Carleton University são ambas bem conceituadas. Aparentemente pelo que me recordo uma das melhores é sem dúvida a de Waterloo. Mas o detalhe crucial é que isso é normalmente válido para quem vai seguir uma carreira acadêmica. Para o mercado de trabalho corporativo, na área de IT, o que notei aqui é que um mestrado é visto com bons olhos mas não é nada que faça uma grande diferença tanto salarial quanto como fator de decisão na obtenção de um emprego. Na minha opinião dado o investimento de tempo e dinheiro para a realização do mestrado, o mesmo não vale a pena. Como disse, caso siga uma carreira acadêmica a estória é outra.

    By Blogger Cláudio Rodrigues, at 9:42 AM  

  • Uma duvida "tecnica": e possivel morar em Gatineau e trabalhar em Ottawa, ou vice-versa? Nesse caso, pra que "lado" ficam os impostos? E possivel ser atendido pelos hospitais das duas cidades? E quanto a fazer compras? Existem diferencas nos impostos para compras dos dois lados da ponte?

    Alberta, por exemplo, nao cobra o imposto "estadual" sobre compras, certo? E possivel comprar, por exemplo, um carro em Alberta e traze-lo para Ontario?

    Mais uma vez, obrigado,

    By Anonymous Anonymous, at 10:29 AM  

  • Alfredo: Você pode morar numa província e trabalhar em outra. Eu por exemplo moro em Ontario mas sou oficialmente empregado por Quebéc. Pago imposto de renda de Quebéc mas ao fazer minha declaração, como moro em Ontario, eles me dão uma 'gorda' restituição já que os impostos aqui são menores.
    É possível comprar qualquer coisa em outra província e evitar o imposto estadual. É o que muita gente faz com eletrônicos por exemplo (já que quando mora em uma província e compra online de outra, não paga o imposto estadual).
    Com carros pode ser que tenha alguma coisa diferente já que tem que registrar o carro (licenciar). Nesse caso específico não sei como funciona não.

    By Blogger Cláudio Rodrigues, at 11:02 AM  

  • Oi Claudio,

    Meu marido assim como vc tb trabalha em Quebec e moramos em Ontario... Nesse caso das compras, outro dia fiz ate uma piada com meu marido qto aos postos de gasolina, vc ja reparou a quantidade de gente que vem pra Ottawa para abastecer o carro... A diferenca eh realmente absurda..
    Eu adoro Ottawa, morei em Montreal e me sentia um peixe fora d'agua por causa do frances, muita gente nao fala ingles e te olham torto qdo vc diz q nao fala frances... O custo de vida eh realmente o grande ponto a favor, mas na minha opiniao o q me fez amar a cidade foi o fato de ser bem recebida, em Montreal eles nao tratam muito bem os imigrantes (colocam em segunda classe mesmo), ja aqui, cada vez q eu falo q sou brasileira eles comecam a fazer varia perguntas, outro dia ouvi ate elogio ao sotaque...
    Por mim nao sairia daqui, mas meu marido quer ir para Calgary...

    By Blogger Lucianna, at 2:51 PM  

  • Olá Cláudio,

    Quero lhe agradecer pelo artigo que você postou. Você foi meio que um "salvador da pátria".

    É muito complicado uma pessoa que nunca foi para o Canadá escolher morar em uma cidade que nunca viu na vida. Eu já estava pensando em imigrar para Ottawa (também sou da área de IT, e li coisas muito boas sobre IT em Ottawa), mas sempre vem aquela dúvida:

    Será que é a cidade certa?

    Mas lendo o que você escreveu me animei bastante, e estou decidido a ir para Ottawa, parece ser uma cidade ótima!

    Muito obrigado, e sucesso!

    By Anonymous Anonymous, at 3:48 PM  

  • Oi Cláudio,

    Meu nome é Maurício sou formado em Direito e Pós-Graduado em Direito Constitucional e Tributário. Morei e estudei durante 1,5 anos nos EUA. Falo inglês fluente e tenho curso básico de Francês. Mesmo sabendo que minha formação acadêmica será de pouca (ou nenhuma) serventia por aí, pretendo imigrar para o Canadá nas seguintes condições:
    a. Vou me matricular num curso de idiomas dentro de uma universidade que dê a chance, após terminado o curso (de inglês por exemplo), de você se matricular para obter um diploma de graduação (não escolhi a área ainda, mas será algo na área de business ou international business );
    b. Saio daqui com as despesas do curso de idioma integralmente pagas (inclusive alimentação e acomodação), o curso tem duração de mais ou menos 4 meses.
    c. durante esse tempo pretendo (e terei de) trabalhar (em qualquer coisa: cozinha, limpeza, construção, supermercados, restaurantes, o que der); procurar lugar para ficar após o término do curso de inglês, comprar carro, tirar documentos como licença p dirigir etc, dar entrada na documentação para prorrogação do visto de estudante (agora universitário).
    Aí vem:
    1º Que tipo de trabalhos estão disponíveis para uma pessoa recém chegada como eu (lembrando que, apesar de ter visto de estudante, no início não terei autorização para trabalho);
    2ºNessas ocupações quanto irei ganhar em média (dar para cobrir os custos e juntar algo);

    Por fim, de um modo geral o que vc acha dessas condições em que estarei imigrando.... será que tenho chances de sucesso?

    Muito obrigado.

    By Anonymous Anonymous, at 12:49 PM  

  • Olá Cláudio,

    O meu nome é Rodrigo e eu estou aqui em Montreal há um mês. Apesar de ter um francês básico, já estou trabalhando no mercado de TI. O que pude perceber é que não me imagino vivendo aqui por muito tempo. Após ler suas observações sobre Ottawa e de conversas com amigos, a cidade me pareceu muito interessante. Você mencionou que desenvolvedores .NET são bem requisitados. Você sabe de empresas que os contratam? Dei uma olhada no Monster e parece que tem bastante coisa interessante. Que outras dicas você pode me dar? Quanto é o aluguel médio aí para uma casa de 2 ou 3 quartos?

    Obrigado pelo seu Post,

    Rodrigo

    By Anonymous Anonymous, at 6:41 PM  

  • Ola Claudio,
    Parabens pelas informacoes tao úteis sobre o Canada, mas precisamente para o Quebec/Ontário/Ottawa.
    Eu e meu marido, somos do Rio de Janeiro, candidatos a imigrar em 2008, para tanto temos feito muitas buscas sobre varios assuntos, mas queria esclarecer alguns deles, caso possam nos ajudar.
    1- Jorge, meu marido , é DJ,e neste campo não há muitos dados, por exemplo, mercado de trabalho, há muitas casas noturnas que dispõe deste serviço, em que lugares eles tocam, Cafés, Rádios, ???
    Se voce souber de algum Site que relaciona estas informacoes, por favor me diga.
    2- Eu sou Sommelier, trabalho com Vinhos, faço treinamento para profissionais de Restaurantes que fazem o serviço do Vinho, desenvolvo palestras e Degustacoes, tambem vendo Vinhos em Restaurantes que tem uma venda mais expressiva. Sabemos que em Otawa, existe uma producao de Vinhos, mas preciso de mais informacoes sobre mercado de trabalho nesta area, inclusive nas Vinicolas de Otawa, que nao sei os nomes. Qualquer dado que me acrescente será muito importante para nós.
    Agradecemos mais uma vez a contribuição que você tem dado aos pretensos imigrantes, são valiosas e importantes.
    Um grande abraço,
    Lilian e Jorge

    By Anonymous Anonymous, at 9:55 AM  

  • Prezado Claudio,

    Seu blog realmente é muito bom. A comunidade como um todo é bastante grata pelo seu empenho em esclarecer tão detalhadamente o assunto.

    Muitas das informações que você postou aqui acabaram tirando muitas das minhas dúvidas.

    Eu tenho inglês fluente mas não falo nada de Francês. Tenho pós graduação, certificações internacionais Sun (Java SCJP e SCWCD) e PMI e tenho bastante experiência na área. Também sou novo. Tenho 27 anos.

    Gostaria de pedir uma mãozinha sua no sentido de como devo proceder para dar entrada no visto de imigrante e se realmente tenho alguma chance de ser aceito baseado nos skills que mencionei acima.

    O processo de imigração é longo ? O que posso fazer para começá-lo ?

    Caso alguém outro visitante dste blog também tenha alguma informação que possa ajudar segue meu email : edisandro@hotmail.com

    Grato,
    Edisandro Bessa.

    By Anonymous Anonymous, at 5:19 PM  

  • Olá Claudio.

    Parabéns pelo blog. Sou iniciante em busca de informações do Canadá. tenho interesse em imigrar com minha familia (esposa 2 filhos)a principio pra quebec city com uma dúvida sobre ottawa.

    Trabalho com suporte em IT há mais de 7 anos. Como anda essa área de helpdesk, técnico de suporte, etc. em ottawa? Seria difícil para um imigrante conseguir emprego nessa área?

    Gostaria de saber a sua opinião.

    Um abraço.

    By Blogger André, at 4:05 PM  

  • Olá Cláudio,

    Gostei muito do seu blog! Estou indo para o Canadá mas ainda não sei aonde ficar, qual lugar melhor para se arrumar emprego, e todas essas coisas, estou pesquisando ainda...
    Gostaria muito de algumas dicas. Falo inglês, já morei nos EUA e preciso de uma mãozinha ai pra me ajeitar por ai! se puder me ajudar, ficarei muito grata!! meu e-mail é natxibarbosa@hotmail.com
    se puder entrar em contato comigo para ajudar!! Muito obrigada, abraço.

    By Anonymous Anonymous, at 8:12 PM  

Post a Comment

<< Home