TSFactory

Monday, May 08, 2006

Para você que acha que DVD é bom...




Brincadeiras à parte, graças à minha paixão por tralhas eletrônicas e ao meu fanatismo por cinema e filmes, semana passada parei na FutureShop e comprei o único DVD Player de Alta Definição que eles tinham por lá.

Quando estamos acostumados a um certo padrão, não percebemos o quanto estamos perdendo. A velha estória do vídeo cassete comparado ao DVD se repete. Antes achávamos VHS ótimo (ainda me lembro do meu primeiro vídeo Estéreo!). Quando o DVD apareceu, colocou o VHS lá em baixo. Não tinha comparação. A mesma coisa acontece agora mas numa escala menor.

Como terminei minha sala de cinema em casa e já assisto alta definição lá (temos assistido os jogos do Ottawa Senators e vamos assistir aos jogos da Copa na tela de 106 polegadas!) faz um bom tempo, o que faltava eram os filmes em alta definição em DVD. Pois esse dia chegou e eu estava lá na loja esperando por ele.

Como todo bom aficcionado, peguei um filme que tenho em DVD e também no novo formato HD-DVD para comparar. O filme escolhido foi o 'Último Samurai' com o Tom Cruise. Pois bem, existem diferenças? Sim. E muitas. Para quem tem o filme, repare na cena logo após a chegada deles ao Japão, na qual eles estão indo encontrar o imperador no Palácio Imperial. Na subida da escada temos dois guardas no primeiro plano, dois mais ao fundo (já bem menores) e o Tom Cruise e a galera dele na escada. No primeiro plano ainda temos bandeiras vermelhas com um desenho amarelo nelas. No DVD normal, mal dá para ver o que está nas bandeiras e é claro que os guardas em segundo plano não passam de uma silhueta.
No HD-DVD pode-se ver nitidamente o desenho na bandeira, os detalhes em todos os guardas, a vegetação, tudo. Impressionante mesmo.
Nos outros filmes que testei (Apollo 13 e Million Dollar Baby) a diferença é ainda maior.

A grande pergunta que todos devem estar se fazendo é simples: vale a pena o investimento? Se você tem uma TV de alta definição e não se incomoda com o preço atual do aparelho ($700), HD-DVD vale a pena sim. E é totalmente compatível com seus DVDs antigos (assim pode usar um aparelho só). Mas considerando-se que um aparelho de DVD custa hoje $50 no Wal-Mart, não acredito que todo mundo pegará o bonde do HD-DVD de imediato.

Mas que vai acontecer uma hora isso vai. É só uma questão de tempo.

13 Comments:

  • Olá Cláudio!
    Nunca postei por aqui, mas já venho lendo seu post há alguns dias.
    Só de ler esse post já fiquei com "água na boca" para assistir algumas coisas interessantes!
    Aproveito a oportunidade para saber se vc pode me ajudar com algumas dúvidas em relação ao Canadá(imigração), TI e por aí vai!

    abçs

    Leslie

    By Anonymous Anonymous, at 4:21 PM  

  • Oi Claudio, tudo bem "definido" né?
    rsrsrsrs
    Cada vez fico mais "boba" em ver os preços baixos dos eletrônicos no Canada.
    By the way...decidimos ir mesmo pra Calgary (lamento decepcioná-lo)! Mas um dia visitaremos Ottawa e quem sabe nos conheceremos pessoalmente. Estou feliz, pois tenho feito ótimos contatos em Calgary!
    estou sempre por aqui, embora faça poucos comentários!
    Até a próxima,
    Tereza - MG

    By Anonymous Anonymous, at 7:31 PM  

  • oi Cláudio, parabéns por sua sala de cinema, muito linda!!!

    Não vemos a hora de estar no Canadá para desfrutar da tecnologia.

    Abraços

    By Blogger Marcio Barros, at 10:03 PM  

  • Olá Cláudio,

    Também sou um fã de gadgets, e adoro umas novidades na área de áudio e vídeo. Claro que aqui no Brasil temos várias dificuldades, principalmente quando queremos um produto vendido com nota fiscal, garantia... e muito imposto embutido.

    Sobre o HD-DVD, prefiri não investir uma soma tão alta num simples "player".
    Estou juntando uns dólares para esse cara aqui:

    http://jogos.uol.com.br/e3/sony/ultnot/2006/05/08/ult3661u109.jhtm

    Ao contrário do Betamax, acho que dessa vez a Sony está apostando no cavalo vencedor... o Blue-Ray.

    Mas só pelo fato da compatibilidade, já vale o HD-DVD! Parabéns!

    Meu outro objeto de desejo, já que sou um viciado em leitura:

    http://www.sonystyle.com/is-bin/INTERSHOP.enfinity/eCS/Store/en/-/USD/SY_DisplayProductInformation-Start?ProductSKU=PRS500

    O que acha?

    Obrigado pelos posts e sempre mande novidades!!!

    Carlos Mafort

    By Anonymous Anonymous, at 3:44 PM  

  • News!

    http://pcworld.uol.com.br/noticias/2006/05/09/idgnoticia.2006-05-09.8853283153/IDGNoticia_view

    Abraços
    Mafort

    By Anonymous Anonymous, at 12:02 PM  

  • Carlos: Existem outras alternativas para quem quer ter um player de alta definição que faça algo além de ser um simples DVD player. O XBox 360, lançado meses antes do Playstation 3, já passará a contar com um opcional externo que é um drive HD-DVD. Desse modo pode-se ter não somente os filmes mas também os jogos.
    A aposta da Sony tem alto risco por causa de alguns detalhes. Primeiramente o fato do XBox ter tido um ano de vantagem (a mesma que consolidou o PS2 à frente do GameCube e XBox). Segundo, a programação é 100 vezes mais simples em ambos os XBox que no PS2/PS3. Portar um jogo de PC para XBox/XBox 360 é muito simples o que acaba barateando os custos de desenvolvimento, tornando a plataforma mais interessante ao desenvolvedor. Principalmente agora que o desenvolvedor pode escolher para qual console irá desenvolver (não era o caso do PS2 já que na época, por um ano, o PS2 era a única opção - ou desenvolve para ele ou não trabalha).
    E finalmente o BlueRay padrão é muito mais lento que os drives de DVD atuais. O que isso significa? Que a Sony, para manter os tempos de 'load' dos jogos comparáveis aos do XBox 360 terá que usar um drive BlueRay de 2X ou 3X; caso contrário será muito mais lento, o que o usuário iria reclamar de imediato. Para usar um drive mais rápido, numa tecnologia ainda a ser provada, os custos são elevados. Isso tornará o PS3 muito caro para a Sony, que de imediato tomará prejuízo até que a plataforma se estabeleça... É esperar para ver o que vai dar mas os preços (anunciados ontem) são salgados.
    Com fã da tecnologia, já reservei um PS3 e um Nintendo Wii aqui e assim que saírem estarão conectados ao home theater em casa. :-)

    Abraços!

    By Blogger Cláudio Rodrigues, at 1:01 PM  

  • Oi Cláudio.
    Cadê os nossos (seus) convidados desse final de semana?

    Me avise se forem fazer alguma coisa.

    Abraço.
    Maricio

    By Blogger Mauricio Almeida, at 1:03 PM  

  • Oi Claudio,
    Mostrei para o Kiko a foto do seu "home theatre" e ele adorou... já haviamos comentado de fazer isso quando voltarmos a morar em uma casa... mas por enquanto no ape(rtamento) ficamos com a coisa norlmazinha...
    bjs

    By Blogger Mirella Matthiesen (mikix), at 7:50 PM  

  • Caro Cláudio, pela 1ª vez hoje li o teu blog, com excelentes conteúdos, muito bem escrito, com muitas dicas interessantes. Parabéns pela tua disponibilidade, pois sempre te colocas à disposição para esclarecimentos, ao contrário de outros blogueiros, que fazem questão de dizer que perguntas sobre imigração devem ser dirigidas ao site tal, que não é esta a finalidade do blog e outras desculpas. És um exemplo de brasileiro no exterior disposto a ajudar um conterràneo que está em vias de imigrar. O que não é o meu caso, pois já passei da idade de imigrar, ainda acredito no meu país e vou ficar por aqui.
    Mario Luiz Cardoso

    By Anonymous Anonymous, at 8:52 PM  

  • Caro Cláudio,

    (sobre o seguro do carro) A generalização é sempre o problema, tanto para dizer que no Canadá os seguros são altos, quanto para dizer que são baixos.

    Por este motivo pedi informações sobre outras cidades e províncias. Muito obrigado pela sua colaboração.

    Abraços, Luís.

    By Blogger Luis, at 4:31 PM  

  • Caro Claudio,

    Parabéns pelo blog. Espero que você possa nos ajudar com algumas informações que te pedi por e_mail.

    Abraços,

    Fábio Morais

    By Anonymous Anonymous, at 10:23 AM  

  • Caro Claudio,

    A mensagem reornou com o seguinte aviso:
    +++++++++++++++++++
    'Claudio.Rodrigues@REMOVE-THIS-Rogers.com' em 17/6/2007 11:43
    450

    Recipient address rejected: Domain not found

    +++++++++++++++++++++++

    Gentileza informar por e_mail seu endereço de e_mail para envio das dúvida.

    Grato,

    Fabio Morais
    f.belo@terra.com.br

    By Anonymous Anonymous, at 10:44 AM  

  • Caro Claudio ,pessoas como vc merecem alcançar o lugar em que esta ,excelente seu texto para tirar duvidas, para brazucas como eu que tenho este mesmo objetivo e principalmente de ir para o Canada gostei muito dos comentarios sobre aparelhos e outros mais, brevemente estarei seguindo meu destino e saiba que seus comentarios ajudaram bastante para o meu progresso.
    abraços a todos e paz...

    By Blogger Unknown, at 12:51 AM  

Post a Comment

<< Home