TSFactory

Friday, June 02, 2006

Ilhas no Canadá



Faz tempo que penso em escrever sobre as Ilhas Canadenses. Não pense o leitor que se trata de mais um post turístico sobre algo como as famosas 'Mil Ilhas' ou como chamamos aqui, Thousand Islands (uma região entre Ottawa e Toronto - maravilhosa por sinal).

As ilhas que vou comentar aqui, são algo extremamente típico e que para minha surpresa, e tristeza, também acontecem de modo bastante forte na comunidade Brasileira aqui no Canadá.
Sendo o Canadá um país multicultural, encontramos pessoas das mais diversas etnias por aqui. Chineses, Árabes, Iranianos, Portugueses e por aí vai. Como o Canadá tem uma política de cada um faz o que quer aqui, isso cria o que chamo de 'ilhas sociais'. Esses imigrantes se aglomeram em suas próprias comunidades (assim como todos os outros citados), evitando a 'mistura' com o resto e mais do que isso, não vivenciando (e em muitos casos não respeitando) os costumes e crenças locais. Alguns podem dizer que isso é bom; outros dirão que é ruim. Eu acho ruim mas não entrarei em detalhes do porquê disso.

O que notei nas comunidades Brasileiras é ainda pior. Esses criam 'mini comunidades' nas quais tendem a se isolar dos outros Brasileiros e o pior de tudo, passam uma impressão errada sobre os outros que aqui já estão, de modo que o recém chegado à comunidade não se misture com outros Brasileiros.

Como experiência própria posso dizer que muitas pessoas que nem me conhecem pessoalmente tem essa impressão completamente errada que sou arrogante, metido, nariz empinado, etc! Nunca me viram mas ouviram falar isso de alguém (que obviamente não me conhece direito) e então assumem que isso é correto. Ou ainda acham que só porque dirijo um Porsche (que aliás enfio sem dó alguma nas estradas de terra e nos matagais por aqui) que sou metido, rico, etc e por causa disso não devem se misturar.

Jamais vou esquecer de onde vim, que dirigia um Fiat Panorama 1980 verde durante toda a faculdade e por aí vai. Sou e sempre fui aquele que jogava bola em rua de terra no distante e íngrime Sumaré lá em São Paulo, descendo suas ladeiras com tábua encerada com cera de abelha (que meu saudoso pai sempre reclamava e dizia ser um 'esporte' perigoso).

Mas outros pensam diferente. E por causa disso temos essas divisões sem sentido numa comunidade que ao invés de se apoiar, fica se isolando dos demais e o pior de tudo, falando mal dos outros Brasileiros.

Sinceramente, após todos esses anos vivendo aqui e tendo visto dezenas de Brasileiros chegarem aqui, é uma pena chegar à conclusão de que a grande maioria, apesar de hoje acharem o que relato um absurdo, estarão fazendo o mesmo assim que pisarem por aqui.

Infelizmente a lei de Gérson se embrenhou de tal modo na sociedade Brasileira, muito bem conhecida pelo espírito de competição (no sentido ruim) e pela necessidade de reconhecimento de status social, e que tudo isso acaba sendo trazido para cá. Mas também conheci pessoas excelentes por aqui como os meus Amigos Wander e Luly, o Gean e outros. Portanto, salvação existe.

Mas no final, como dizia a minha falecida avó, antes só do que mal acompanhado.

15 Comments:

  • Cláudio, como sou sua amiga, vou resolver seu problema: Dê o seu Porsche pra mim e deixem que me chamem de metida! :)
    Gostou?!

    Bjos!!

    Luly.

    PS: A situação é chata, mas não vale a pena esquentar a cabeça. É preferível concentrar a atenção e a amizade naqueles que se abrem e te aceitam no círculo. Pro resto, uma banana!

    By Anonymous Anonymous, at 6:53 PM  

  • Claudio,

    Imagino que exista isso mesmo que voce esta falando... Existem pessoas assim, mao sabem mas assumem... Eu tambem acho isso IRRITANTE! Principalmente pq as veses as pessoas me acham nariz empinado sem motivo! (Infelizmente no meu caso nao eh pq tenho um porshe, mas pq sou miope e as vezes saio sem oculos e ai nao falo com as pessoas pq nao reconheco mesmo... rsrsrs). Mas, como voce mesmo falou, meco (teclado americano, sorry!) minhas amizades pela qualidade e nao quantidade!
    Por sorte quando morei no EUA nao topei com esse tipo de gente.
    Alias, vou torcer para que esse tipo de pessoa (que gostam de julgar os outros) fiquem fora da minha vida mesmo!
    Eh isso ai: antes soh...
    Abracos
    Sara - RJ

    By Anonymous Anonymous, at 8:05 PM  

  • Ola Claudio.
    Nao esquente com isso nao,,,sempre vai ter pessoas assim, e qual é o problema se vc tem Porsche ou Ferrari...vc lutou para isso, e nao vai me dizer aquele que te acha "metido" nao queira ter um igual ao seu....
    Eu tb ja sofria com isso, me diziam apos me conhecer , qdo normalmente me veem pela primeira vez , quase todos me acham metido....nao sei o porque...so por que nao falo muito ..talvez...

    como voce disse no final de post...antes so do que mal acompanhado....

    abracos
    Jung

    By Anonymous Anonymous, at 8:28 PM  

  • Oi Claudio; Eu acho que tudo não passa de inveja. Ignore esse tipo de gente, eu sou a favor do seguinte ditado. Fale mal, mas fale de mim. abrçs,

    By Anonymous Anonymous, at 10:04 AM  

  • Éééééé, relembrar o passado é sempre um problema. Eu fazia entrega de Kombi em São Paulo logo que tirei minha habilitação. Mas anyway, mesmo antes de imigrar muitas pessoas já me diziam para eu me isolar dos Brasileiros, principalmente os ilegais (e que eu saiba, não conheço nenhum). Diziam que os brazucas são seu amigo enquanto vc tem algo para oferecer, mas se vc não tiver nada e precisando, ninguem lhe ajudaria...
    Enfim, panela sempre vai existir. existem brasileiros aqui que se sentem mais seguros na sua bolha cultural do que ter que interagir com outras raças. O Canadá é grande demais, deixe esse tipo de gente para lá, Não esquenta não.
    Um abraço.

    By Blogger Mauricio Almeida, at 8:39 PM  

  • Bom... "panelinha" é uma coisa que sempre vai existir, nao tem como ser diferente...
    Mas acredito que muitos brasileiros tem medo de se misturarem, por nao se enquadrar em determinados grupos... eu por exemplo, odeio grupos de brasileiros que se juntam para falar mal do Canada, ficar reclamando de tudo e dizendo que o Brasil é o melhor pais do mundo etc e tal... eu me afasto messsssssmo, nao tenho estomago, pois na minha opinião, se não está feliz volta e pronto... é mais saudavel.
    Quanto ao esquema multivultural canadense vc sabe que eu gosto, ne?! POis ainda acredito queeh o melhor caminho para uma sociedade... pois o oposto seria os EUA, onde o país não apoia o multiculturalismo, os guetos sao formados da mesma forma e o odio entre as raças eh muito maior...
    Para o Canada se transforma no Brasil, ainda lea algum tempo, onde todos se denominam brasileiros... meu unico medo disso, sem querer ser preconceituosa, já sendo... são os muçulmanos....
    BJs

    By Blogger Mirella Matthiesen (mikix), at 9:02 AM  

  • Cláudio!!

    Vou te falar da mesma forma como aprendi, pois, a vida é uma eterna faculdade, e o mestre PhD em bondade chamado Jesus Cristo diz o seguinte:
    - Faça o bem, sem olhar para quem!!

    Lá na frente, saberemos pq Ele disse isso.

    Abração!!

    By Anonymous Anonymous, at 7:25 PM  

  • Claudio,

    Não sei qual o propósitos desses muitos brasileiros quanto a se isolar, mas eu, quero poder conhecer de todas as culturas no país e é claro, sem distinção! Esse é um dos meus prósitos de imigração!

    Abraço

    Fagner Santos

    By Anonymous Anonymous, at 9:14 AM  

  • Caro Carlos,

    Sou solidário com você, pois já passei muito por isso, mesmo estando aqui no Brasil, e olha que eu não tenho nem um carro do ano! O meu irmão que mora Miami já tinha me falado um pouco sobre esse lado mau-caráter de alguns brasileiros imigrantes. Lá ele já ouviu falar de gente que é capaz de delatar brasileiros ilegais, ou por prazer de ferrar ou mesmo só para ocupar a vaga de emprego que vai surgir.
    Não sei qual é o problema dessas pessoas? Não seria mais fácil ,sentar e ouvir um pouco, trocar idéias e depois ficar na sua, mesmo que vc não tenha tantas afinidades assim!
    Acho que vc já sabe isso, by the way, não gaste energia com estas pessoas, será desperdício!

    abçs

    Leslie

    By Anonymous Anonymous, at 8:13 AM  

  • Oi Claudio
    Primeiramente gostaria de parabeniza-lo pelo blog pois tem muitas informações interessantes e muito boa a forma em que você as descreve. Me chamo Ricardo e sou webdesigner com 5 anos de experiência, e com um bom potfólio você saberia me dizer quais as minhas chances de colocação no mercado de trabalho em Otawa. Você sabe como está o mercado pra Web ai?. Um abraço.

    By Blogger Gleice Kelly, at 9:27 PM  

  • "Antes só do que mal acompanhado", isso é verdade e vou te dizer como disse no blog da laila, o que estraga o Brasil não são apenas seus governates, mas a própria população, brasileiro é brasileiro em qualquer lugar, no Brasil, no Canada, etc. Enquanto não mudar a essa mentalidade nada nunca vai mudar.
    Eu se conhecesse alguem te tivesse um Porshe eu iria tentar ficar mais próximo pra dar umas voltinhas no carro... rsrsrs brincadeira Claudio.
    Mas é engraçado né, é cada tipo de préconceito que o brasileiro tem, quando a pessoa é probre olham com maus olhos e se parece ter uma situação melhor, acontece a mesma coisa.
    Eu sou assim se a pessoa me recriminar de alguma forma ai eu matenho distância pois sei que aquela pessoa não gosta da minha companhia, agora eu nem conhecer a pessoa e já ir tirando conclusões sem nexo, isso é muita ignorância.
    É isso ai boa sorte na sua caminha ai no Canada.
    um grande abraço.

    By Blogger Gleice Kelly, at 8:25 AM  

  • Ow, vi no outro post, que vc chegou ai já empregado né.
    Aí, arruma um emprego pra mim ai tb? rsrsrs
    Tipico de Brasileiro pidão né... rsrsrs
    Mas sério se vc souber de algo ai pra web e que estejam disposto a contratar um brasileiro sem que ele ainda esteja por ai, por favor, não esqueça de mim... rsrsrs
    Abraço

    By Blogger Gleice Kelly, at 8:30 AM  

  • OI CLAUDIO,
    MEU NOME É LUCI,SEMPRE LEIO SEU BLOG, NUNCA COMENTEI, MAS QDO VI ESTE POST RESOLVI COMENTAR. O MAIS ENGRAÇADO, QUE NEM CHEGUEI AÍ E JÁ PERCEBI AS PANELINHAS. FICO IMAGINANDO COMO NÃO SERÁ DIFÍCIL PARA MIM QDO CHEGAR AÍ, POIS NEM SE QUER FALO INGLÊS E SE OS BRASILEIROS SE FECHAM DESSA FORMA MINHA ÚNICA SALVAÇÃO SERÁ A INTERNET PARA NÃO ME SENTIR TÃO SOZINHA. VEJO QUE A MAIORIA VAI SE CONHECENDO A MEDIDA QUE SEUS PROCESSOS DE IMIGRAÇÃO VÃO AVANÇANDO. NO MEU CASO É DIFERENTE, MEU MARIDO RECEBEU UMA PROPOSTA DA EMPRESA ONDE TRABALHA ATUALMENTE PARA REALOCAR PARA O CANADÁ, ISSO TEM DOIS MESES E DAQUI A 65 DIAS ESTAREMOS CHEGANDO EM TORONTO. E SÓ PQ ELE VAI EMPREGADO E TERÁ UMA SÉRIE DE BENEFÍCIOS JÁ FOI MOTIVO DE DESCRIMINAÇÃO. ENTÃO, NÃO SE SINTA SÓ, RSRSRSRSRS.
    O MAIS IMPORTANTE É VC NÃO SE FECHAR AS AMIZADES QUE PODEM APARECER.
    ABRAÇO LÚ

    By Blogger ROGÉRIO & LUCI, at 9:41 AM  

  • Olá Claudio..

    Em todo mundo irá existir pessoas que querem colocar vc pra cima...e o dobro que querem lhe colocar pra baixo...resumindo: não esquenta !! gostaria de aproveitar pra saber sobre o mercado daí..pra programadores de jogos pra celulares..em java...moro em recife..e aqui temos o cesar já ouviu falar??? http://www.cesar.org.br/
    Ahh! um profissional com alguma certificação tipo: microsoft,cisco faz mt diferença..em termos de busca de vagas e salário...?

    Valeu pela atenção...

    By Anonymous Anonymous, at 5:16 PM  

  • Oi Claudio !
    Meu nome é Helaine e encontrei vc na comunidade do Canadá no orkut.
    Estou pensando em ir praí em maio do ano que vem. Como é a vida aí ? É muito difícil arrumar um trabalho ?? No meu caso tenho ingles básico...
    meu email é helainecqueiroz@hotmail.com
    Obrigada !

    By Anonymous Anonymous, at 11:28 AM  

Post a Comment

<< Home