TSFactory

Wednesday, August 27, 2008

Leitura Obrigatória





Para aqueles pensando em se mudar para o Canadá, acho que vale a pena dar uma olhada no site http://www.notcanada.com. Para quem não sabe, esse é um site que basicamente tenta expor os motivos pelos quais qualquer pessoa em sã consciência não deveria pensar em se mudar para cá.

Não que eu concorde com tudo que lá está escrito mas sem dúvida alguma acho válida a leitura de modo que você, o leitor interessado em para cá vir, entenda um pouco mais de como as coisas funcionam com a Imigração aqui e até mesmo para que você se avalie objetivamente em termos das suas capacidades e adaptabilidade.

Um dos artigos no site mostra as 8 principais razões para não se imigrar para cá. As razões e os meus comentários são:

8. Sistema de Imigração desonesto e discriminatório.
Eles dizem que o processo exige curso superior e super credenciais mas que essas no final nada valem no Canadá e que eles fazem isso porque no fundo querem imigrantes trabalhando em fábricas, entregando pizza, dirigindo táxis, etc.
O que acho: concordo que aquelas palestras todas dadas no Brasil pelo pessoal da Imigração SÃO de fato propaganda enganosa e que essa coisa de exigir qualificações que aqui nada valem é sem dúvida alguma uma GRANDE FDPice deles. MAS até aí dizer que fazem isso porque querem que você entregue pizza é balela. O grande detalhe é que nada lhe impede de trabalhar aqui como médico ou dentista, DESDE que revalide o seu diploma o que pode significar ANOS de estudo por aqui e uma FORTUNA em dinheiro. Feito isso poderá sim utilizar suas credenciais aqui. O site Working in Canada explica claramente tudo que é preciso para que você possa exercer sua profissão aqui. O grande erro a meu ver é o pessoal da Imigração nunca comentar que dependendo da sua profissão terá DIVERSAS dificuldades não só para revalidar suas credenciais como também para arrumar emprego na área. Isso deveria ser muito bem explicado por eles, o que não é. Em contrapartida cabe a você leitor fazer o seu dever de casa e ir procurar o que precisa para trabalhar aqui. Existem grandes chances que aquele diploma de auxiliar veterinário com especialização em Tamanduás Bandeira do Cerrado não valham nada por aqui.

7. Custo de vida fora de controle.
O que acho: concordo que o custo de vida aqui é em parte bastante alto. Mas como tudo na vida é uma questão de referência. O custo de vida na Islândia por exemplo é MUITO mais alto que aqui. Comparando-se os custos de praticamente tudo aqui aos dos nossos vizinhos Americanos, sem dúvida alguma somos roubados diariamente pelo governo e por todas as empresas aqui. Qualquer coisa pode ser comprada por 15-20% menos do outro lado da fronteira. E como tenho empresas dos dois lados sei que essa balela de que aqui é mais caro manter uma empresa é uma grande mentira. O Canadense de modo geral paga mais por tudo porque (lá vem paulada de muita gente em mim...) é no fundo burro e acomodado. Se fossem inteligentes e soubessem usar o Ebay pagariam muito menos por tudo, o que acabaria forçando as empresas locais a reduzirem seus preços também. Como ninguém faz ou fala nada, as empresas realmente colocam na sua tarraca. Como já diz o dito, 'se não gritar assumo que tá gostoso'. E eles aparentemente gostam.

6. Crise do Sistema de Saúde.
O que acho: essa os caras estão certos, 100%. Falem o que quiserem mas o sistema daqui é um lixo. Exatamente, LIXO. Muita gente vai dizer "Ah então vem aqui no Brasil ver o sistema público...". Esperem. Até onde sei o perfil do Brasileiro que atende aos requisitos do sistema de imigração Canadense, em 95% dos casos TEM ou TINHA um plano de saúde particular no Brasil. Se você não tem plano particular no Brasil posso com 99% de certeza afirmar que não atende aos requisitos mínimos para imigrar para cá (educação, idioma, etc). Portanto o Brasileiro que para cá imigra, vai sim ter acesso a um sistema INFERIOR ao sistema particular que tinha acesso no Brasil. Isso sem a menor sombra de dúvida. Lixo sim. Se ainda não teve problema com o sistema de saúde daqui, é só uma questão de tempo. Isso eu garanto.

5. Impostos bem altos.
Tão dizendo que o governo cobra muitos impostos para no final dar dinheiro para os desempregados bêbados, apreciadores de hóquei que sugam do Governo.
O que acho: primeira coisa: tem muito FDP por aqui que realmente abusa do governo, ficando em casa sem fazer porra nenhuma e achando motivo para não trabalhar porque o governo banca tudo para os pobres e oprimidos. Concordo até aqui.
Mas o fato é o seguinte: se quer andar de carro por tudo que é estrada sem pagar pedágio, mandar os filhos para a escola com ônibus na porta sem pagar nada, ter segurança nas ruas e mais um monte de coisa nessa linha, alguém tem que pagar por isso. Surpresa! Você. Exato. E se todos esses inúteis que não querem trabalhar não tivessem de onde tirar dinheiro (o governo) pode crer que estariam nas ruas roubando, o que aumentaria a criminalidade e geraria diversos outros problemas. Não tem como se fazer mágica. Quer viver seguro e sem pagar por diversos serviços básicos, vai ter que pagar imposto. Simples. Se os gênios do site acima tiverem alguma outra receita para tal problema, sou todo ouvidos.

4. Governo fominha por dinheiro.
Tão falando que o governo mente através das embaixadas e suas palestras para imigrantes pois cada imigrante que vem para cá tem que trazer no mínimo $10,000 (exigido pelo governo) e que com 250,000 imigrantes anuais isso traz $2.5 Bilhões anuais ao governo.
O que acho: apesar de 'exigirem' os $10,000 isso é raramente verificado quando chega por aqui. Segundo, vários imigrantes chegam por Quebéc, que exigem muito menos do que isso. Claro que no fundo existe um certo benefício. Mas caso chegue e leve um ano para arrumar emprego, nesse período o governo tá pagando as escolas dos seus filhos, o sistema de saúde, a segurança que você está usufruindo e por aí vai, tudo isso enquanto você está pagando 0% de imposto (já que ainda não trabalha). Então no fundo, acredito que se formos fazer as contas na ponta do lápis o governo ganha sim algo com isso, financeiramente falando. Mas não é como os caras pregam não. Isso eu tenho certeza.

3. País sem 'cultura' local.
Tão dizendo que o Canadá não tem cultura própria e que diversos Canadenses ainda se identificam como sendo 'XXX' onde 'XXX' é a nacionalidade de seus pais, avós, etc.
O que eu acho: aqui eu concordo. Já vi muito Canadense dizer que é 'Italiano', 'Chinês', etc. Me desculpe mas se nasceu aqui, é Canadense.
E o fato de não terem cultura própria eu também concordo e vou mais além. O Canadá meio que deixa cada um fazer o que quer por aqui, ao invés de deixarem claro a todos que aqui é o Canadá e que no Canadá você deve respeitar os costumes locais, a religião local e por aí vai.
Já vi Canadenses dizendo que eles sabem que baseados na experiência deles depois da segunda guerra, esse é o jeito certo. Me desculpe mas discordo. Com as facilidades do mundo atual de se ir e vir, não precisa ser um gênio para perceber que provavelmente nos últimos 5 anos vieram para o Canadá mais imigrantes que no período de 30 anos depois da segunda guerra.
Se a coisa continuar assim, o que vai acontecer quando a maioria da população local falar mais Árabe do que Inglês? Acredite ou não mas já existem condomínios fechados no Canadá totalmente voltados para comunidades Islâmicas ou Indianas e nas quais praticamente não se fala Inglês. Se a coisa continuar assim o imigrante que aqui chegar em 10 anos vai ter que deixar o filho num Daycare que se fala Árabe e nada mais, tendo o filho criado numa cultura totalmente diferente da sua própria. Falem e esperneiem o quanto quiserem mas para mim é simplesmente uma questão de respeito. Se na minha casa não se peida em sinal de boa comida, não peide. Simples. Mas por favor, sinta-se à vontade para peidar na casa de um Canadense já que eles parecem aceitar qualquer tipo de costume. Peido ou arroto.

2. O pior clima.
O que acho: bem também não é assim. Primaveras, verões e outonos são excelentes. Pelo menos para mim. Claro que o inverno é gelado, rigoroso, neva pacas, etc. Mais uma vez cabe a você fazer o seu dever de casa e saber exatamente o que esperar. E iria até mais longe: faça uma viagem de turismo para o Canadá no meio do inverno para ter a idéia exata da pipa que vai encontrar quando para cá se mudar. Gostou? Então venha sossegado.
E quando aqui chegar, no inverno não fique em casa olhando pela janela e se lamentando da vida. Vá aprender a patinar, esquiar, andar de snowmobile e diversas outras coisas. Isso com certeza tornará os seus invernos muito mais agradáveis. Agora se o seu negócio não é o frio mesmo, desculpe. Está lendo o blog errado. Vá ler o 'Imigrando para a Etiópia'.

1. Falta de empregos.
Tão falando que aqui não tem empregos e que de costa a costa pode-se ver engenheiros, doutores, etc dirigindo táxi ou entregando pizza e que até recém formados em Universidades locais não conseguem emprego.
O que acho: mais uma vez, cabe ao leitor saber aonde está se enfiando e ir pesquisar se o que ele faz no seu país de origem pode ser aplicado ao Canadá e se existe demanda para tal habilidade. Não espere forte demanda para que faz pesquisa de mercado voltadas à etnia Zulu aqui no Canadá. Ou se é músico e só escreve músicas para os treinadores de Camelos Albinos Mancos de um só testículo da Mongólia, que tenha mercado para os seus CDs aqui.
Por isso que sempre falo que se está na área de TI não terá problema algum em arrumar emprego por aqui. Mas se é médico, dentista, advogado, etc, prepare-se para o que vem pela frente. Não jogue a culpa no Canadá pela sua falta de preparação e conhecimento das regulamentações locais. Mudar de país é coisa séria e de tal modo é fundamental que saiba exatamente aonde está se enfiando, até os últimos detalhes.
Emprego tem sim mas não em todas as áreas. Eu por exemplo estou correndo atrás de 3 pessoas de informática para contratar. :-)

Abraço.

16 Comments:

  • Olá Cláudio,

    Sou desenvolvedor Java. Alguma dica pra conseguir uma vaga que me dê o WP ainda estando no Brasil aguardando a conclusão do processo de PR?

    Obrigado

    By Anonymous Anonymous, at 5:01 PM  

  • Opa Cláudio,

    tb sou desenvolvedor (PHP/C++) minha esposa e eu estamos pra entrar no processo de PR, mas se rolar um work permit iria ser ótimo! Tenho a mesma dúvida do amigo Paulo Roberto...

    Abraço e escreva mais!

    By Blogger Unknown, at 9:37 AM  

  • Paulo/Rafael: quem consegue o Working Permit é a empresa que decidir te contratar. Eles conseguem uma autorização do Governo após justificarem o porquê da contratação de um estrangeiro. De posse dessa, o futuro empregado vai até o consulado local e pede o visto. Como conseguir que uma empresa peça isso para você? 1. Tenha Inglês MUITO bom, falado e escrito. Não adianta arranhar. Tem que ser fluente. 2. Seja MUITO bom tecnicamente. Cabe a você ser realista nesse quesito. Se igual a você tem diversas pessoas, chances são pequenas. Se for realmente excepcional tecnicamente, com uma carreira/histórico que comprove isso, terá chances sim.
    Procure por empregos nos sites Monster.ca e Workopolis.com. Abraço e boa sorte.

    By Blogger Cláudio Rodrigues, at 12:44 PM  

  • Obrigado Cláudio

    By Anonymous Anonymous, at 4:36 PM  

  • Discordo apenas da questão dos preços. Não adianta "forçar o empresário a abaixar os preços", tem é que abaixar os impostos, um bom começo seria abrir o mercado para o sistema de saúde privado.
    Ah, também acho que se vc só pode voltar a trabalhar na sua área se tirar um novo diploma isso não é reconheer as credenciais, é tirar uma credencial nova.

    Eu sou engenheiro e tenho um pouco de medo disso, algum engenheiro tem experiencia para contar?

    By Blogger Mauro, at 12:03 PM  

  • Mauro: o que quis dizer é que tenho empresas nos dois lugares (EUA/Canadá) e sei como é a carga tributária em ambos. Consideradas essas, os custos e mais diversos fatores não há justificativa para tal diferença de preços finais para o consumidor aqui no Canadá. Não é uma questão do Governo reduzir impostos nesse caso. É simplesmente uma questão das empresas por aqui pararem de roubar o consumidor como margens exorbitantes nos produtos que vendem. Simples. No caso de Engenheiro, sou Engenheiro também. Existe todo um processo para validar o seu diploma. Não disse que tem que tirar outro diploma. Tem que revalidá-lo, o que pode levar tempo (mas muito menos do que levaria para obter um novo diploma). No seu caso tá tudo explicado no site Working in Canada. Simplesmente procure por 'Working in Canada' no Google que o site vai aparecer de cara (é do governo, com a extenção .gc.ca). O Mauro da Família 3M passou por tal processo. Entre no Blog dele e fale com ele direto (novamente, Google é seu melhor amigo). Abraço.

    By Blogger Cláudio Rodrigues, at 1:19 PM  

  • Obrigado Cláudio! Era o q eu já esperava ouvir... tem q ser um mosca branca no mercado!


    Abraço

    By Blogger Unknown, at 2:29 PM  

  • Parabéns Cláudio, você escreve bem e tem opinião bem formada das coisas.

    Acabo de adicionar seu Blog nos meus favoritos, nem sabia dele... Vi seu e-mail na lista, falando de Ottawa. Apesar de meu foco primário ser Edmonton, me interesso muito por Ottawa também. Bom que posso conhecer mais sobre a cidade por seu blog.

    Abraços,
    Philippe Franklin

    By Anonymous Anonymous, at 9:59 AM  

  • se você ainda não leu eu recomendo do WIll ferguson:
    "why I hate canadians"
    bem humorado e interessante. COmpleta bem teus argumentos relacionados à identidade cultural aqui ou lack of...

    By Blogger bibi move, at 11:19 PM  

  • Oi Cláudio,

    Encontrei o seu site enquanto fazia meu "dever de casa" (estou me preparando pra pedir um PR) e já são 1 da manhã e não consigo parar de le-lo! Adorei o seu site e o seu estilo de escrever! Parabéns!

    Você comentou que está precisando de pessoal de informática. Sou um profissional desta área (Java, Linux, "C", etc..) com muitos anos de experiência. Se ainda estiver precisando, dê uma olhada no meu resume: http://www.linkedin.com/in/deluan

    Obrigado e novamente: parabéns pelo excelente site e fonte de informação.
    Valeu

    By Blogger Deluan, at 12:12 AM  

  • ahuahuahuahauhahauah!!meteu a real!!

    Bom, eu quero emigrar para o Canadá e sei que não vai ser nada facil....Estou me formando em direito é sei que não vou poder exercer a profissao no Canada por questoes obvias. Mas morar no Canadá é um sonho que eu tenho e, por isso, vou correr atras. Se eu vou quebrar a cara nao sei, só arriscando para saber. Não ligo de trabalhar em empregos humildes. Não aguento mais viver no brasil e odeio a mentalidade do brasileiro, alem de que, vejo que o país nao tem futuro e que a tendencia é piorar a cada ano (desemprego, violencia, corrupçao). Sobre os 10 mil dolares necessários para emigrar, o problema é que ele deve ser comprovado, senao vc nao emigra. Uma pergunta: com um emprego em uma fabrica seria suficiente para eu me mantes no Canadá?sou solteiro e nao tenho filhos.

    By Anonymous Anonymous, at 4:59 AM  

  • Outra pergunta: tem um amigo que tem parentes no Canadá e, conversando com ele, ele me disse que poderia falar com os parentes deles para me empregarem lá (eles tem um restaurante). Você acha que isso é possível?

    By Anonymous Anonymous, at 5:03 AM  

  • Curti muito, li milhões de blogs sobre canada falando que tudo era lindinhu, parabéns.
    To analisando a ida pro canada ainda, achei interessante ir prai no inverno mesmo pra ver a dor rs rs abraço!

    By Blogger Gustavo Franco, at 7:43 AM  

  • Ola, adoro ler tudo que voce escreve, da uma dimensao exata do que 'e sair do pais e encontrar as barreiras fora e demonstrar interesse em poder ser versatil o suficiente e empreendendor e estar pronto para tudo.Outra coisa meu filho trabalha com mainfraine, teve um ano nos Estados Unidos e fala bem o ingles, por acaso interessaria ele trabalhar na tua empresa?Desculpe, mas to perguntando porque ele tambem tem intereese de um dia morar um tempo no Canada ,atualmente ele trabalha na IBM, aki no Brasil.Aguardo respostas e um abraco, ...Meu email costa.sol@hotmail.com

    By Blogger Unknown, at 8:34 PM  

  • Olá!
    Depois de ter lido esse post. fiquei em dúvida se seria vantajoso ir para o Canadá. Estou prestes a ser convocado para trabahar no Banco do Brasil e terminar minha faculdade. Meu planejamento seria ir para o Canadá daqui há quatro anos, mas com esse tempo todo já estarei bem acomodado aqui ganhando muito bem. Gostaria de saber (sei que devo fazer eu mesmo meu dever de casa!) sua opinião, devido a sua esperiência de todo processo de imigração e do ingresso do imigrante no mercado de trabalho regulamentado, se seria vantajoso (economicamente e no que se refere a qualidade de vida do imigrante) eu deixar tudo isso aqui no Brasil arrumar as malas e começar do zero no Canadá. Ajuda aê, pois não sei muita coisa a respeito.
    Desde Já, Agradeço!

    By Anonymous Wilbert Vasconcelos, at 1:49 PM  

  • Olá Claudio.

    Parabéns pelo blog. Sou iniciante em busca de informações do Canadá. tenho interesse em imigrar com minha familia (esposa 2 filhos)a principio pra quebec city com uma dúvida sobre ottawa.

    Trabalho com suporte em IT há mais de 7 anos. Como anda essa área de helpdesk, técnico de suporte, etc. em ottawa? Seria difícil para um imigrante conseguir emprego nessa área?

    Gostaria de saber a sua opinião.

    Um abraço.

    By Blogger André, at 4:13 PM  

Post a Comment

<< Home