TSFactory

Wednesday, August 18, 2010

Leasing ou Compra de um carro?


O novo imigrante, ao chegar no Canadá, ao ver as opções de carros disponíveis e como os mesmos são relativamente baratos comparados ao Brasil (nota: Maserati, Lamborghini, etc são caros em qualquer lugar da terra), fica doido. Como dizem por aí, despirocado.


Vem então a grande pergunta. O que devemos fazer? Comprar (como normalmente se faz no Brasil) ou fazer o tão comum (em terras da América do Norte) leasing?

A resposta para tal pergunta não é fácil e depende muito dos seus hábitos ao volante. Por exemplo, se mora em Kanata e trabalha em Orléans e tem que dirigir em média 100km por dia, isso dá perto dos seus 36,000km ao ano e nesse caso, com quase toda a certeza leasing é uma má idéia.

Mas como queria comparar 'apples to apples', decidi fazer uma simulação usando o site da Honda no Canadá para ver o quanto um Honda Civic DX-G automático, pé-de-boi, sairia num leasing e num financiamento e quanto o mesmo valeria em 6 anos e quanto o comprador gastaria ao longo de 12 anos no total.

Vamos aos números.

Note que assumo que irá dirigir em média 24,000km anuais.

Pagamento mensal do carro para a compra: $360 por mês com zero de entrada.
Total após 72 meses: $25,920

Pagamento mensal do carro para leasing: $323 por mês com zero de entrada.
Total após 48 meses: $15,504


Agora vamos assumir que fique renovando o leasing a cada 4 anos.
Total após 144 meses: $46,512

Se der uma olhada no Ottawa.Kijiji.ca vai ver que o preço médio de um Honda Civic usado, 2004, com 144,000km mais ou menos fica na casa dos seus $5,500. Assim sendo, quando terminar o seu financiamento irá ter um carro que vale $5,500. Dando isso de entrada num novo financiamento por 6 anos a sua nova parcela será de $278.00.

Pagamento mensal do carro para a compra: $278 por mês com $5,500 de entrada.
Total após 72 meses: $20,016
Total gasto comprando-se dois carros em 12 anos: $45,936

Como podemos ver a diferença é de somente $576. E é claro terá algo que vale $5,500 após o término do financiamento.

Parece então que o financiamento é melhor.

O grande problema aqui é que ao trocar o carro a cada 4 anos pelo leasing, terá com certeza muito menos problemas fora da garantia se comparado ao carro que comprou. Dado que a Honda oferece 3 anos de garantia, terá que arcar com gastos fora da garantia por 6 anos, comparado a 3 anos do leasing. Mais do que isso no leasing só ficará descoberto por 1 ano por vez o que reduz ainda mais a chance de problemas, dado que o carro está mais novo se comparado ao mesmo veículo no final do financiamento.

Como também já ouviu dizer, serviços custam CARO no Canadá. Para lhe dar uma idéia, qualquer mecânica decente irá cobrar pelo menos $75 por HORA de trabalho. Assim sendo chances são que irá gastar MUITO mais do que os $6,000 que 'economizou' com a compra do carro ao longo dos 12 anos. Isso dá $500 anuais em média.

Desse modo eu diria que o leasing é mais vantajoso, considerando as chances muito menores de precisar de qualquer serviço fora da garantia. Claro que no final é loteria. Tem pessoas que compram carros e ficam 6 anos com eles sem nunca levar ao mecânico. Outros tem problemas assim que a garantia acaba.

Claro que cenários diferentes mudam tudo isso como por exemplo comprar o carro e usar o mesmo até acabar em 10, 12 anos. Ou se precisa dirigir 50,000km por ano.

Para as minhas necessidades o leasing sempre foi muito mais vantajoso para os carros que dirigo no dia-a-dia.

Analize a sua situação e decida o que faz mais sentido para você. Mas tenha em mente esse post, que tenho certeza que irá ajudá-lo nas contas e na sua decisão final.

CR