TSFactory

Thursday, June 18, 2009

Cada caso é um caso.

Resolvi escrever depois de tudo que tenho lido nas comunidades do Orkut com relação a se mudar para o Canadá e é claro dados os emails que recebo também sobre o assunto.

O que me espanta, e o motivo desse post, é que cada bendito futuro imigrante acredita que o seu caso é sempre único e diferente de todos os outros 247,243 ou mais imigrantes que a cada ano se mudam para o Canadá.

Antes que eu comece a explicar o porquê disso não fazer o mínimo sentido, vamos olhar matematicamente para a coisa. Um caso em 247,243. Assumo que o seu caso é realmente único. Então temos uma chance de 0,0004% de que esse é realmente o caso. Como podemos ver, matematicamente falando a chance do seu caso ser único é quase NULA! Portanto, é quase certeza que o seu caso é simplesmente mais um.

Agora pensemos logicamente. Como poderia o Canadá ter um processo de Imigração do jeito que é se cada caso tivesse que ser tratado totalmente diferente? Ao invés dos 18 meses em média que o processo demora, a coisa demoraria 1800 meses. Simples! Claro que certos casos são diferentes mas é justamente por isso que existem diversas categorias de Imigração (Skilled Worker, Family, Business, Refugee, etc).

Desculpe acabar com os seus sonhos mas o seu caso não é único. Se acha que é, isso deve-se com quase certeza ao fato de que não fez o seu dever de casa para ao menos entender as opções de imigração para o Canadá, todas explicadas em detalhes diretamente no site da imigração!

De modo a ajudar o possível imigrante e de poupar a todos os imigrantes que como eu se colocam de certo modo à disposição de todos seja através de Blog, email, Orkut, etc, aqui vai uma lista que o aspirante a imigrante deve ler para entender tudo que pode ser feito para se imigrar para cá:

1. Leia esse post que escrevi e o PDF que disponibilizei nele. Está meio desatualizado mas lhe dará uma grande base sobre o processo de imigração do Canadá.
http://terminalservices.blogspot.com/2005/12/imigrando-para-o-canad.html

2. Entre no site da imigração e leia sobre cada uma das opções de imigração.
http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/index.asp

3. Use essa ferramenta para saber se você se enquadra no que é pedido:
http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/skilled/tool/index.asp

4. Veja o que é necessário para revalidar o seu diploma no Canadá já que caso a sua profissão seja regulamentada por aqui, NÃO poderá trabalhar na mesma até que revalide seu diploma.
http://workingincanada.gc.ca

5. Finalmente, coloque em mente que se mudar para cá é em muitos casos, começar do zero. Não espere chegar aqui com o seu diploma de advogado e começar a trabalhar no dia seguinte. Chances de que você como advogado nada entende de termos jurídicos em Inglês são bastante grandes e mais do que isso, que não domina o idioma totalmente para se comunicar perfeitamente com um juíz e até mesmo o seu cliente. O mesmo vale para quase tudo que é profissão. Coloque isso SEMPRE em mente e planeje sua vida no início assumindo o pior.

No final vai ver que o processo é realmente muito simples e claro.

E que cada caso, NÃO é um caso.

8 Comments:

  • Até estranhei meu RSS Reader mostrar que o TSFactory foi atualizado!

    Welcome back Cláudio!

    By Anonymous phpones, at 12:36 PM  

  • Obaaaa!!!1 Ele voltou =D Não suma mais, Claudio, eu adoro seus posts!

    By Blogger * Serena *, at 9:12 AM  

  • Disse tudo :-)
    E como o pessoal jea disse... não deixe de escrever.
    E vc anda vindo para Toronto?
    Abs,

    By Anonymous Mirella, at 5:43 PM  

  • Faala grande Claudio!!
    Quanto tempo!! Como estao as coisas?
    Bom que voltou a escrever. Por aqui ta tudo na boa, so bastante trabalho na casa nova... De um toque quando estiver em Toronto.

    Abracos,
    Wander

    By Anonymous Wander, at 10:46 AM  

  • Oi Claudio

    dei uma olhada no site
    que vc passou sobre a regulamentação
    da profissao e vi que arquitetura nao é regulamentada. tem como regulamentar?

    abraços

    By Anonymous Andréa, at 5:19 PM  

  • Andrea: Dei uma olhada no site e a profissão de arquiteto É regulamenta sim, o que significa que o diploma deve ser revalidado por aqui. Não sei exatamente onde achou essa informação. E não entendi exatamente o que quis dizer com 'tem como regulamentar'.

    By Blogger Cláudio Rodrigues, at 6:43 PM  

  • Ola Claudio,



    Meu nome é Sandro Delgado, brasileiro e atualmente morando no RIo de Janeiro.

    Li seu Blog e chamou-me a atenção pelo fato de vc ser bem realista em relação aos seus comentários e suas opiniões. Observações importantes pois se trata de um brasileiro com a experiência de vivência por 10 anos no país.



    Eu gostaria de uma informação que não encontrei ainda, até lembrei dum artigo no seu Blog, pois meu caso é UNICO, hehehehhehe,

    bom, vou explicar minha situação, sou oficial do exército e recentemente descobri a oportunidade de trabalhar legalmente no Canada, confesso que pra mim isso foi uma novidade, e bateu aquela vontade de realizar um antigo sonho. Entrei em contato com as forças armadas canadenses que gentilmente me responderam que devido a falta de um intercambio entre os países eu não poderia ser diretamente transferido, e me informaram que deveria imigrar para o pais inicialmente. É ai que chega a minha grande dúvida, analisei as possibilidades de imigração e não é meu objetivo investir, não tenho familia então me sobraria o processo federal ou quebec. Aqui no Brasil meu diploma é reconhecido pelo MEC como BAcharel em ciencias militares, e agora inclusive estou terminando minha pos graduação e mestrado, tudo em ciencias militares`. Não sei se é reconhecido ai no Canada, e pergunto a vc como deveria encontrar essa resposta, pois gostaria muito de atuar nas Forças Canadenses.

    E mesmo que não seja aceito ai no Canada como Bacharel, será que pelo menos eu conseguiria passar no processo federal para imigrar, pois verifiquei em diversos orgaos federais a oferta de empregos na área militar, de segurança, policial, e também em empresas privadas de segurança.



    Agora aqui pergunto ja uma opinião por sua experiência:

    - sei que vc é da area de TI, mas pode ser que tenha algum conhecimento a respeito:

    um cara casado especializado na área militar, com 1 filho pequeno, será que teria chances de conseguir algo ai no Canada, não tenho problemas de em empregos simples, pelo menos inicialmente, e o frio também não me assusta, pois sou gaúcho. Minha maior preocupação é em relação a atendimento de saúde para o meu filhote.



    Espero não estar sendo inconveniente,



    abraço
    meu email:SRDELGA@YAHOO.COM.BR

    By Blogger Sr Delga, at 11:35 AM  

  • ola claudio,
    gosto dos seus posts, voce tira o chao, muito bom! O povo sonha muito, ve muita novela e fica meio sem noção. Morei la no Tio Sam e sei bem como que é.. enfim, eu nao me incomodo de ter que por a mao na massa e começar do zero, só nao trabalho de cleaner e nem de dish, que pelo amor de deus, neh? Nada contra, mas tb nao venho do Iraq. Cada um com seu cada um... mas meu frances e basico e segundo o proprio consulado me informou pelo lado frances eh mais facil aplicar, correto? Sai mais rapido e possuo mais changes, e outra, aplicar depois de ter morado ai já, me gera mais pontos, por isso nao me importo de ir e trabalhar em sub empregos, ate pq sou nova ainda. Obrigada e continue postando

    By Blogger Unknown, at 11:11 PM  

Post a Comment

<< Home