TSFactory

Friday, June 02, 2006

Ilhas no Canadá



Faz tempo que penso em escrever sobre as Ilhas Canadenses. Não pense o leitor que se trata de mais um post turístico sobre algo como as famosas 'Mil Ilhas' ou como chamamos aqui, Thousand Islands (uma região entre Ottawa e Toronto - maravilhosa por sinal).

As ilhas que vou comentar aqui, são algo extremamente típico e que para minha surpresa, e tristeza, também acontecem de modo bastante forte na comunidade Brasileira aqui no Canadá.
Sendo o Canadá um país multicultural, encontramos pessoas das mais diversas etnias por aqui. Chineses, Árabes, Iranianos, Portugueses e por aí vai. Como o Canadá tem uma política de cada um faz o que quer aqui, isso cria o que chamo de 'ilhas sociais'. Esses imigrantes se aglomeram em suas próprias comunidades (assim como todos os outros citados), evitando a 'mistura' com o resto e mais do que isso, não vivenciando (e em muitos casos não respeitando) os costumes e crenças locais. Alguns podem dizer que isso é bom; outros dirão que é ruim. Eu acho ruim mas não entrarei em detalhes do porquê disso.

O que notei nas comunidades Brasileiras é ainda pior. Esses criam 'mini comunidades' nas quais tendem a se isolar dos outros Brasileiros e o pior de tudo, passam uma impressão errada sobre os outros que aqui já estão, de modo que o recém chegado à comunidade não se misture com outros Brasileiros.

Como experiência própria posso dizer que muitas pessoas que nem me conhecem pessoalmente tem essa impressão completamente errada que sou arrogante, metido, nariz empinado, etc! Nunca me viram mas ouviram falar isso de alguém (que obviamente não me conhece direito) e então assumem que isso é correto. Ou ainda acham que só porque dirijo um Porsche (que aliás enfio sem dó alguma nas estradas de terra e nos matagais por aqui) que sou metido, rico, etc e por causa disso não devem se misturar.

Jamais vou esquecer de onde vim, que dirigia um Fiat Panorama 1980 verde durante toda a faculdade e por aí vai. Sou e sempre fui aquele que jogava bola em rua de terra no distante e íngrime Sumaré lá em São Paulo, descendo suas ladeiras com tábua encerada com cera de abelha (que meu saudoso pai sempre reclamava e dizia ser um 'esporte' perigoso).

Mas outros pensam diferente. E por causa disso temos essas divisões sem sentido numa comunidade que ao invés de se apoiar, fica se isolando dos demais e o pior de tudo, falando mal dos outros Brasileiros.

Sinceramente, após todos esses anos vivendo aqui e tendo visto dezenas de Brasileiros chegarem aqui, é uma pena chegar à conclusão de que a grande maioria, apesar de hoje acharem o que relato um absurdo, estarão fazendo o mesmo assim que pisarem por aqui.

Infelizmente a lei de Gérson se embrenhou de tal modo na sociedade Brasileira, muito bem conhecida pelo espírito de competição (no sentido ruim) e pela necessidade de reconhecimento de status social, e que tudo isso acaba sendo trazido para cá. Mas também conheci pessoas excelentes por aqui como os meus Amigos Wander e Luly, o Gean e outros. Portanto, salvação existe.

Mas no final, como dizia a minha falecida avó, antes só do que mal acompanhado.