TSFactory

Thursday, June 18, 2009

Cada caso é um caso.

Resolvi escrever depois de tudo que tenho lido nas comunidades do Orkut com relação a se mudar para o Canadá e é claro dados os emails que recebo também sobre o assunto.

O que me espanta, e o motivo desse post, é que cada bendito futuro imigrante acredita que o seu caso é sempre único e diferente de todos os outros 247,243 ou mais imigrantes que a cada ano se mudam para o Canadá.

Antes que eu comece a explicar o porquê disso não fazer o mínimo sentido, vamos olhar matematicamente para a coisa. Um caso em 247,243. Assumo que o seu caso é realmente único. Então temos uma chance de 0,0004% de que esse é realmente o caso. Como podemos ver, matematicamente falando a chance do seu caso ser único é quase NULA! Portanto, é quase certeza que o seu caso é simplesmente mais um.

Agora pensemos logicamente. Como poderia o Canadá ter um processo de Imigração do jeito que é se cada caso tivesse que ser tratado totalmente diferente? Ao invés dos 18 meses em média que o processo demora, a coisa demoraria 1800 meses. Simples! Claro que certos casos são diferentes mas é justamente por isso que existem diversas categorias de Imigração (Skilled Worker, Family, Business, Refugee, etc).

Desculpe acabar com os seus sonhos mas o seu caso não é único. Se acha que é, isso deve-se com quase certeza ao fato de que não fez o seu dever de casa para ao menos entender as opções de imigração para o Canadá, todas explicadas em detalhes diretamente no site da imigração!

De modo a ajudar o possível imigrante e de poupar a todos os imigrantes que como eu se colocam de certo modo à disposição de todos seja através de Blog, email, Orkut, etc, aqui vai uma lista que o aspirante a imigrante deve ler para entender tudo que pode ser feito para se imigrar para cá:

1. Leia esse post que escrevi e o PDF que disponibilizei nele. Está meio desatualizado mas lhe dará uma grande base sobre o processo de imigração do Canadá.
http://terminalservices.blogspot.com/2005/12/imigrando-para-o-canad.html

2. Entre no site da imigração e leia sobre cada uma das opções de imigração.
http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/index.asp

3. Use essa ferramenta para saber se você se enquadra no que é pedido:
http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/skilled/tool/index.asp

4. Veja o que é necessário para revalidar o seu diploma no Canadá já que caso a sua profissão seja regulamentada por aqui, NÃO poderá trabalhar na mesma até que revalide seu diploma.
http://workingincanada.gc.ca

5. Finalmente, coloque em mente que se mudar para cá é em muitos casos, começar do zero. Não espere chegar aqui com o seu diploma de advogado e começar a trabalhar no dia seguinte. Chances de que você como advogado nada entende de termos jurídicos em Inglês são bastante grandes e mais do que isso, que não domina o idioma totalmente para se comunicar perfeitamente com um juíz e até mesmo o seu cliente. O mesmo vale para quase tudo que é profissão. Coloque isso SEMPRE em mente e planeje sua vida no início assumindo o pior.

No final vai ver que o processo é realmente muito simples e claro.

E que cada caso, NÃO é um caso.