Por que Ottawa? Simples...
Essa semana, após escrever sobre o custo de vida no Canadá, prometi explicar os motivos pelos quais acredito ser Ottawa uma das melhores opções para o imigrante recém chegado.
Antes de mais nada preciso esclarecer alguns pontos e assumir algumas coisas. O que vou dizer se aplica ao imigrante legalizado (ou àqueles que vão vir para cá legalmente) e de certo modo tem um foco no profissional ligado à area de IT (ou TI como dizem no Brasil). Assumo também que o profissional em questão tem alguns anos de experiência (três ou mais preferivelmente) e bom nível de Inglês.
Temos também que comentar a respeito de certos mitos que vira e mexe ouço à respeito da vida em Ottawa:
Sem Francês você não arruma nada. Completamente falso. É claro que para determinados cargos e profissões espera-se que o candidato também domine o Francês. E isso é fácil de entender. Ottawa é a capital nacional e tudo que é órgão do governo tem escritórios aqui. De acordo com o seu cargo, Francês não só é necessário mas é obrigatório. Isso se aplica a cargos de GERÊNCIA ou superior no Governo; NÃO se aplica a cargos em empresas privadas. É claro que pode vir a ser necessário, mas não é requisito. Mas na área de IT, praticamente tudo pode ser feito usando-se somente o Inglês, principalmente no caso de Web Developers, Developers e consultores de IT. Portanto Francês não é o que vai determinar se vai arrumar emprego ou não.
Não existe emprego em Ottawa. Bem eu estou trabalhando aqui desde 1999 e conheço diversos Brasileiros aqui, todos empregados. Emprego tem com toda a certeza e o mercado de IT está em alta por aqui, principalmente para desenvolvedores em .NET e Java, o que aquece o mercado como um todo.
Mas por que acho Ottawa uma melhor opção? Simples...
1. Custo de vida: pelo fato de ser uma cidade muito menor se comparada a Toronto/Montreál, o custo de vida é mais baixo. Seguro de carro por exemplo é calculado também levando-se em conta o número de ocorrências na cidade (que resultaram no uso da seguradora por parte do segurado). Estatisticamente, cidades menores oferecem menos risco de modo geral o que acaba reduzindo o seguro. A Ana Rúbia comentou que em Toronto o seguro deles é na casa de $270 mensais. Quando cheguei aqui em 1999, meu primeiro carro (0km na época) me custava $160 mensais. Uma diferença de mais de $100 por mês! Aluguel é a mesma coisa. Em cidades maiores os salários tendem a ser maiores o que acaba elevando o custo da moradia (compra de casa, aluguel, etc). Portanto em Ottawa vive-se com menos que em grandes centros sim. E a longo prazo, casas por exemplo, custam bem menos que em Toronto, o que acaba facilitando a compra do primeiro imóvel (ou ainda pelo mesmo que pagaria em Toronto conseguiria algo muito melhor em Ottawa).
2. Localização: Calgary e Vancouver por exemplo são excelente cidades. Mas queiram ou não, estão no fim do mundo, no cafundó do Judas. De lá para qualquer lugar é longe. Ottawa por outro lado está somente a 1:45h de Montreál, 4:30h de Toronto ou Quebéc City, 7:30h de New York e por aí vai. Isso dirigindo! Isso lhe dá acesso a diversas atrações numa distância razoável.
3. Integração: Como estamos na capital nacional, exatamente na fronteira com Quebéc, caso o imigrante queira, poderá vivenciar de maneira mais forte o fato do Canadá ser bilíngüe. Em Toronto praticamente não se ouve Francês. Em Montreál, tende-se a ignorar o Inglês. :-) Ottawa lhe dá ambos, de modo transparente e sem crise existencial. E daqui até a província de Quebéc leva somente 5 minutos de carro; em 5 minutos poderá experimentar uma cultura bastante diferente do que estamos acostumados em Ontario.
4. Sossego: Ottawa não tem trânsito. Não interessa a hora que saio de casa para o trabalho, ou ainda a hora que volto, não demoro mais do que 15-20 minutos. Claro que quem trabalha em downtown e mora em Kanata vai encarar uma parada mais dura do que a minha. Mas nada comparavél a Toronto às 5:00pm. Outro ponto a ser citado é o fato do primeiro ministro morar aqui; a cidade tende a ser muito mais policiada e muito mais limpa que outras cidades como Toronto já que é meio que um cartão postal do país e o centro administrativo do mesmo. E queiram ou não é uma cidade mais segura (não pense que Toronto/Montreál não tem violência. Tem, mas é claro numa escala muito menor se comparadas ao Brasil). Por exemplo, em todos esses anos que passamos aqui em Ottawa, minha esposa deixa o carro dela aberto na frente de casa quase todo dia e NUNCA mexeram em nada. Em uma das poucas viagens que fez a Toronto, arrombaram o carro dela durante a noite num estacionamento.
Para o imigrante recém chegado, os primeiros passos normalmente são tirar os documentos, começar os cursos de Inglês/Francês e os cursos para o CO-OP. Esses passos podem ser feitos de qualquer lugar no Canadá. Como nesse começo normalmente é só dinheiro saindo e nada entrando, quanto menos sair melhor. Isso torna lugares com custo de vida mais baixos muito mais interessantes e de certo modo até aliviam o stress associado à saída de dinheiro. Terminados os cursos todos, nada impede que você procure emprego em Toronto e se mude para lá após o CO-OP.
E para quem tem filhos pequenos, nada como uma cidade que oferece a maioria das facilidades das grandes cidades mas que ao mesmo tempo conserva aquele ar de cidade pequena, de interior.
Claro que como tudo na vida Ottawa tem o seu lado ruim. Vida noturna por exemplo é muito melhor em Toronto e Montreál. Ganha-se mais em Toronto e é claro, existem mais empregos simplesmente porque a população é muito maior. Mas isso não significa que Ottawa não oferece nada ao imigrante recém chegado. Muito pelo contrário.
Finalizando só gostaria de ressaltar que por muitas vezes Ottawa passa despercebida aos olhos daqueles que estão de mudança ou pretendendo se mudar para o Canadá. Não deixe que isso aconteça com você. Abra um pouquinho mais os seus olhos e vai ver que Ottawa tem muito a mostrar e oferecer. Mais do que muitos imaginam.