TSFactory

Monday, January 09, 2006

Now I understand...



As I need to make my English speaking readers happy, here we go in English again. :-)

After all these years living in Canada I never got the idea behind owning an SUV (for all Brazilians out there not familiar with the 'SUV' term, it is how we call any car like a Blazer, Jeep Grand Cherokee, BMW X5, etc. It stands for 'Sport Utility Vehicle').

Back in 2004 my wife decided to change her car and got a brand new Jeep Liberty Limited with all the bells and whistles. After driving the Jeep more and more, slowly I started to like the freaking car. The driving position is very high (it is almost like driving a bus) and no matter how bad the weather is, you can ALWAYS go anywhere you want. I know other cars (Audi for example) have AWD (All Wheel Drive, 4x4) but most do not have enough clearance (are not high enough off the ground). The Jeep has the best of both worlds.

After driving around Ottawa this winter I realized how crap my car is on snow, especially on days when it is snowing (like today). As you can see the SUV fever got me and I ended up making up my mind and decided to get an SUV as well. In June I will replace my car and even though my wife already started giving me a hard time on my decision, I will get a Porsche Cayenne. Why a Porsche? Well I do like fast cars. My current car does 0-100km/h in 6.6s (not many family cars seating five can do that as of today). And I developed this taste for SUVs. So I had to find an SUV that is fast. The only option is the Cayenne. :-)

Crédito no Canadá

Há dias que estava pensando em adicionar ao artigo que escrevi, alguma coisa relativa ao tão falado "histórico de crédito" aqui no Canadá. Depois de ler o Blog do Gean e o comentário da Laila percebi que estávamos todos numa corrente de pensamento.

Para aqueles que não sabem do que se trata o mesmo, a coisa é simples: tudo que você compra a crédito(pagando-se ou não) fica registrado no 'Credit Bureau' (um conjunto de empresas que registram tudo que você compra, como paga, etc, passando para as lojas o seu histórico quando requisitado pelas mesmas). Quanto mais você compra a crédito, maior o histórico.

O detalhe é que a maioria dos Brasileiros, já vacinados com compras à prazo a juros exorbitantes, tendem a evitar a compra a prazo aqui. Como aqui assume-se que todos são mau pagadores até prova em contrário, sem histórico de crédito nada se compra a prazo. E aqui leia-se leasing de automóveis, empréstimos bancários para compra de imóveis, etc. Por esses motivos faz-se necessário que você estabeleça o bendito histórico. Como fazer? Simples.

Ao chegar ao Canadá terá que abrir uma conta em banco. Ao fazer isso, é de praxe que o mesmo lhe dê ou ofereça algum cartão de crédito básico sem anuidade (e sem frescuras). ACEITE o mesmo. De posse desse, tudo que precisar comprar, de comida no supermercado à entrada do cinema, pague com o cartão e ao receber a fatura deste, PAGUE A MESMA NA ÍNTEGRA. Em questão de meses irá estabelecer um histórico decente de crédito e assim que isso acontecer conseguirá comprar qualquer coisa no Canadá. Qualquer coisa MESMO.

Outro exemplo é o da compra de um carro. Caso tenha dinheiro para comprar a vista e ainda não tenha um histórico muito grande, tente dar algo como 75% de entrada e financiar o restante em seis meses. Desse modo pagará pouco em termos de juros e fará uma grande diferença no seu histórico. Claro que depois de um histórico estabelecido, compre sempre à vista coisas que tenham um custo mais elevado (como um carro) já que os descontos para pagamento dessa forma serão realmente substanciais.

Como dá para perceber todas essas transações (de quem comprou, valor, quando pagou, se pagou em dia, etc) ficam registradas e com base nisso tudo calcula-se um número que corresponde ao seu SCORE. Pelo que me recordo quanto maior o número, menos RISCO você oferece e consequentemente mais empresas estarão interessadas em financiar seja lá o que for para você. Portanto saiba comprar e pagar em dia. Bom crédito é algo bastante útil e interessante, especialmente em uma sociedade com economia estável e juros extremamente baixos.

Acho que vale a pena adicionar algo no artigo com relação a isto. O que vocês acham? Como sabem nesse blog, Vox Populi, Vox Dei. :-)

Tem coisa que irrita...



Como vocês sabem fui passar o Natal e Ano Novo no Brasil com a família toda. Para dar aquela ajudazinha básica, na sexta feira anterior à minha partida (dia 16/12) caiu o mundo aqui em Ottawa e num só dia tivemos entre 30 e 40 cm de neve. Coisa linda mesmo, ainda mais para quem usa a velha e boa para tirar a distinta e já famosa "Merda Branca". Como devem se lembrar, a minha casa tem uma frente um pouco além do que deveria ser permitido por lei aqui no Canadá e no final da estória levei meras três horas e meia limpando.

Depois de duas semanas no Brasil, eis que volto para Ottawa e para a minha infelicidade, não é que tinha nevado PACAS na minha ausência? Gostaria de explicar que tenho conhecimento que neva em tal cidade e com certa freqüência. Mas nestes sete anos aqui não tinha visto um inverno que tivesse nevado tanto por aqui. Quando os táxis pararam na frente da minha casa na vinda do aeroporto, é claro que não havia como os mesmos pararem perto da garagem já que a máquina da Prefeitura que limpa a rua tinha 'entupido' a minha entrada com aquela neve fofa como aço, misturada com aquelas pedrinhas lindas e negras.

Horas e horas depois já havia limpado tudo. O dia que essa máquina da Prefeitura quebrar na frente da minha casa e o FDP do motorista vier pedir ajuda, já estou com o taco de Beisebol comprado especialmente para a ocasião guardado na garagem. Ele que me espere...

E para ajudar ainda um pouco mais, não é que hoje resolveu nevar pacas DE NOVO?!?
Cheguei em casa e a primeira coisa que fiz foi avisar minha esposa que estava de saída para comprar um Snow Blower (a máquina da foto; serve para tirar a neve e nada mais), custasse o que custasse. Chega de tirar TONELADAS de neve da frente de casa NO BRAÇO. Amanhã o mais novo integrante da coleção de tralhas eletrônicas/mecânicas que coleciono será entregue e já será colocado para trabalhar, tirando a neve que caiu hoje (já que me recusei à tirar a mesma).

Sei que vou ganhar uns quilos extras à cada inverno graças à redução de exercício físico. E DAÍ? Num nasci gordinho? Que morra gordinho.