TSFactory

Thursday, March 30, 2006

Por que Ottawa? Simples...



Essa semana, após escrever sobre o custo de vida no Canadá, prometi explicar os motivos pelos quais acredito ser Ottawa uma das melhores opções para o imigrante recém chegado.

Antes de mais nada preciso esclarecer alguns pontos e assumir algumas coisas. O que vou dizer se aplica ao imigrante legalizado (ou àqueles que vão vir para cá legalmente) e de certo modo tem um foco no profissional ligado à area de IT (ou TI como dizem no Brasil). Assumo também que o profissional em questão tem alguns anos de experiência (três ou mais preferivelmente) e bom nível de Inglês.

Temos também que comentar a respeito de certos mitos que vira e mexe ouço à respeito da vida em Ottawa:

Sem Francês você não arruma nada. Completamente falso. É claro que para determinados cargos e profissões espera-se que o candidato também domine o Francês. E isso é fácil de entender. Ottawa é a capital nacional e tudo que é órgão do governo tem escritórios aqui. De acordo com o seu cargo, Francês não só é necessário mas é obrigatório. Isso se aplica a cargos de GERÊNCIA ou superior no Governo; NÃO se aplica a cargos em empresas privadas. É claro que pode vir a ser necessário, mas não é requisito. Mas na área de IT, praticamente tudo pode ser feito usando-se somente o Inglês, principalmente no caso de Web Developers, Developers e consultores de IT. Portanto Francês não é o que vai determinar se vai arrumar emprego ou não.

Não existe emprego em Ottawa. Bem eu estou trabalhando aqui desde 1999 e conheço diversos Brasileiros aqui, todos empregados. Emprego tem com toda a certeza e o mercado de IT está em alta por aqui, principalmente para desenvolvedores em .NET e Java, o que aquece o mercado como um todo.

Mas por que acho Ottawa uma melhor opção? Simples...

1. Custo de vida: pelo fato de ser uma cidade muito menor se comparada a Toronto/Montreál, o custo de vida é mais baixo. Seguro de carro por exemplo é calculado também levando-se em conta o número de ocorrências na cidade (que resultaram no uso da seguradora por parte do segurado). Estatisticamente, cidades menores oferecem menos risco de modo geral o que acaba reduzindo o seguro. A Ana Rúbia comentou que em Toronto o seguro deles é na casa de $270 mensais. Quando cheguei aqui em 1999, meu primeiro carro (0km na época) me custava $160 mensais. Uma diferença de mais de $100 por mês! Aluguel é a mesma coisa. Em cidades maiores os salários tendem a ser maiores o que acaba elevando o custo da moradia (compra de casa, aluguel, etc). Portanto em Ottawa vive-se com menos que em grandes centros sim. E a longo prazo, casas por exemplo, custam bem menos que em Toronto, o que acaba facilitando a compra do primeiro imóvel (ou ainda pelo mesmo que pagaria em Toronto conseguiria algo muito melhor em Ottawa).

2. Localização: Calgary e Vancouver por exemplo são excelente cidades. Mas queiram ou não, estão no fim do mundo, no cafundó do Judas. De lá para qualquer lugar é longe. Ottawa por outro lado está somente a 1:45h de Montreál, 4:30h de Toronto ou Quebéc City, 7:30h de New York e por aí vai. Isso dirigindo! Isso lhe dá acesso a diversas atrações numa distância razoável.

3. Integração: Como estamos na capital nacional, exatamente na fronteira com Quebéc, caso o imigrante queira, poderá vivenciar de maneira mais forte o fato do Canadá ser bilíngüe. Em Toronto praticamente não se ouve Francês. Em Montreál, tende-se a ignorar o Inglês. :-) Ottawa lhe dá ambos, de modo transparente e sem crise existencial. E daqui até a província de Quebéc leva somente 5 minutos de carro; em 5 minutos poderá experimentar uma cultura bastante diferente do que estamos acostumados em Ontario.

4. Sossego: Ottawa não tem trânsito. Não interessa a hora que saio de casa para o trabalho, ou ainda a hora que volto, não demoro mais do que 15-20 minutos. Claro que quem trabalha em downtown e mora em Kanata vai encarar uma parada mais dura do que a minha. Mas nada comparavél a Toronto às 5:00pm. Outro ponto a ser citado é o fato do primeiro ministro morar aqui; a cidade tende a ser muito mais policiada e muito mais limpa que outras cidades como Toronto já que é meio que um cartão postal do país e o centro administrativo do mesmo. E queiram ou não é uma cidade mais segura (não pense que Toronto/Montreál não tem violência. Tem, mas é claro numa escala muito menor se comparadas ao Brasil). Por exemplo, em todos esses anos que passamos aqui em Ottawa, minha esposa deixa o carro dela aberto na frente de casa quase todo dia e NUNCA mexeram em nada. Em uma das poucas viagens que fez a Toronto, arrombaram o carro dela durante a noite num estacionamento.

Para o imigrante recém chegado, os primeiros passos normalmente são tirar os documentos, começar os cursos de Inglês/Francês e os cursos para o CO-OP. Esses passos podem ser feitos de qualquer lugar no Canadá. Como nesse começo normalmente é só dinheiro saindo e nada entrando, quanto menos sair melhor. Isso torna lugares com custo de vida mais baixos muito mais interessantes e de certo modo até aliviam o stress associado à saída de dinheiro. Terminados os cursos todos, nada impede que você procure emprego em Toronto e se mude para lá após o CO-OP.

E para quem tem filhos pequenos, nada como uma cidade que oferece a maioria das facilidades das grandes cidades mas que ao mesmo tempo conserva aquele ar de cidade pequena, de interior.

Claro que como tudo na vida Ottawa tem o seu lado ruim. Vida noturna por exemplo é muito melhor em Toronto e Montreál. Ganha-se mais em Toronto e é claro, existem mais empregos simplesmente porque a população é muito maior. Mas isso não significa que Ottawa não oferece nada ao imigrante recém chegado. Muito pelo contrário.

Finalizando só gostaria de ressaltar que por muitas vezes Ottawa passa despercebida aos olhos daqueles que estão de mudança ou pretendendo se mudar para o Canadá. Não deixe que isso aconteça com você. Abra um pouquinho mais os seus olhos e vai ver que Ottawa tem muito a mostrar e oferecer. Mais do que muitos imaginam.

Wednesday, March 29, 2006

Custo de vida no Canadá




Resolvi escrever um pouco sobre o assunto já que vira e mexe alguém me pergunta algo na linha 'Quanto precisaremos ganhar para viver confortavelmente no Canadá? Somos uma família de X pessoas'.

Antes que eu comece a escrever um livro aqui no Blog, gostaria de esclarecer alguns pontos. Primeiramente é muito difícil saber como diferentes pessoas vivem. Para algumas viver num quarto na casa de alguém é suficiente. Ou ainda morar numa região 'menos nobre'. Ou dirigir um Mazda 323 1990. Brincadeiras à parte, o que quero ressaltar é o fato de cada família viver de uma certa maneira e devido a isso ter/viver em diferentes orçamentos.

Bem, vamos então assumir alguns números típicos. Uma família de quatro pessoas (dois adultos, duas crianças em idade escolar) trabalhando e vivendo em Ontario. Como não tenho referência de preços em Toronto, vamos assumir Ottawa. Para Toronto, simplesmente estime um custo MAIOR já que realmente custa mais viver lá por diversos motivos.

Renda familiar: $5,000 por mês ($60,000 anuais). Aqui estou assumindo um salário típico para alguém na área de IT trabalhando como funcionário de uma empresa ou alguém na área de desenvolvimento de software com 3-5 anos de experiência. E assumo que somente uma pessoa está trabalhando em período integral. Como vim para o Canadá já empregado não tenho como comentar no salário inicial que um imigrante recém chegado irá conseguir. Mas esse número não está muito longe da realidade para profissionais nas áreas citadas.
O salário líquido nesse caso será de aproximadamente $3,400 por mês. Sim, vai pagar $1,600 por mês de imposto. Apesar de muitos falarem 'mas tem retorno' discordo em parte. Concordo que há um CERTO retorno sim. Mas de modo geral acho que o que temos é pouco pelo tanto que pagamos. Assunto para um outro dia. :-)

Mas voltando ao assunto orcçamento doméstico, vou tentar separar os gastos em categorias como moradia, transporte, etc.

Moradia: um apartamento de dois dormitórios em Ottawa pode ser alugado por qualquer valor entre $750-$1100 por mês. Os preços variam de acordo com a região, amenidades, etc. Normalmente o aquecimento e a água estão inclusos. Quem alugou pode comentar se estão realmente inclusos ou não (já que eu não aluguei apartamento). Uma casa single (casa não geminada) na casa de $1400 ou mais. Nesse caso adicione ainda as contas de água, luz e aquecimento. Estime $75 para água, $75 para luz e $100 (na média do ano) para aquecimento.
Como disse no caso de apartamento algumas dessas contas estão incluídas no valor do aluguel.

Transporte: aqui o pessoal vai ter que me ajudar. Ônibus pelo que sei custa na casa de $90 por mês para o passe mensal. Um carro, assumindo 9km/l na cidade e 270km rodados por semana (se for Toronto, aumente BEM o consumo e os km rodados!) vai usar 30 litros por semana. Nos preços atuais isso dá mais ou menos $27 por semana ou $110 por mês (arredondando). Adicione a isso o seguro do carro, que para imigrantes recém chegados tende a ser alto (estime qualquer coisa entre $150 a $250 por mês. Para ajudar a reduzir o mesmo tente arrumar a carta da sua seguradora aí no Brazil como a Laila comentou e explicou no Blog dela).
Um carro usado decente pode ser adquirido por algo na casa dos $5,000. O Gean e outros podem comentar nos preços dos carros, seguro, consumo, etc.

Alimentação: essa é difícil. Mas vamos tentar. Estimo que uma família irá gastar na casa de $600 a $1000 por mês em alimentação.

Amenidades: algumas coisas aqui poderão ser necessárias para uns e completamente supérfluas para outros. Mesmo assim, aqui vai:
Telefone: vai gastar na casa de uns $50 por mês (já que vai ligar para o Brasil certo?).
TV a cabo: pode colocar uns $50 por mês se tiver canais adicionais. O mínimo que o cabo vai custar é uns $20.
Internet (High Speed) custa entre $20 e $45 por mês (dependendo se é DSL ou Cable).
Celular (pós-pago) vai custar no mínimo uns $40 por mês.

Total: algo na casa de $2000 ou mais por mês. Note que não coloquei coisas do tipo parcela de carro (caso compre um parcelado) e assumi alguns valores na média (como aluguel e alimentação). Diria que um número mais seguro seria na casa de $2500 mensais. Gostaria muito que outros, já vivendo aqui e que tenham imigrado como residentes permanentes, comentassem se estes valores estão muito fora ou não.

Como disse cada um vive de um jeito portanto é difícil ter um valor preciso. Mas acredito que os números acima irão dar uma excelente idéia do custo de vida em uma cidade como Ottawa. Como comentei, Toronto e outros grandes centros terão sem sombra de dúvida um custo de vida mais alto e uma vida mais corrida (com coisas do tipo trânsito, etc).

Acho que é só por hoje. :-)

Depois comento porque acho que Ottawa é uma melhor alternativa para o imigrante recém chegado que está na área de IT/Desenvolvimento. E de um modo geral, melhor para qualquer imigrante que queira se estabelecer em Ontario. Mas como a questão Impostos/Retorno, isso é assunto para um outro post.

Au revoir!

Thursday, March 09, 2006

Mais um artigo de primeira necessidade!



Ok. Maldita Microsoft que em mais uma dessas alianças com a Intel e alguns fabricantes, decidiu soltar mais essa no mercado. Sabendo que certas pessoas são viciadas em tecnologia e que irão comprar algo nessa linha no mesmo dia em que estiver disponível, resolveram atacar novamente.

Bem para os que não sabem, no último ano a Microsoft esteve trabalhando num produto que ficou conhecido como Origami Project. O mesmo é basicamente um PC mas de tamanho ULTRA móvel (algo entre um PDA e um notebook, batizado de UMPC). A grande diferença é que o mesmo roda Windows o que siginifica que você pode ter sempre acesso completo ao que precisa (tipo arquivos Word, PowerPoint, etc). Concordo que alguns telefones como o SMT5600 que tenho e os Treo podem acessar arquivos desse tipo. Mas não é a mesma coisa. Os arquivos são convertidos e/ou não se pode fazer tudo que dá para fazer num PC com eles.

Adicione ao produto acesso à internet por Wifi ou por link ao seu telefone Bluetooth e poderá usar ele de qualquer lugar da terra praticamente! Exatamente o que eu preciso. :-)

Um dos notebooks que tenho é um Sony Vaio da série T, praticamente o menor notebook da Sony disponível na América do Norte. Como estou sempre viajando, tamanho e peso são coisas muito importantes para mim. Quanto mais leve e menor, melhor. Imagine carregando um desses ultra PCs com o seu telefone e uma câmera digital numa viagem. Tire quantas fotos quiser, transfira para o UMPC e de lá envie para qualquer lugar da terra através do telefone!

Mais um artigo de primeira necessidade que irei adquirir assim que estiver disponível. :-)

Preços ficarão na casa de US$ 800 em princípio; o objetivo é ter esses dispositivos na casa dos US$ 500!

E como Bluetooth é parte do produto, acessórios como teclado e mouse sem fio não serão problema!

Tuesday, March 07, 2006

Shows da semana









Não que Ottawa seja a capital do mundo para shows (e aliás não é mesmo, e é até meio fraca se comparada a cidades como Montreál e Toronto) mas vira e mexe aparece algum show por aqui.

Para quem tem filhos como eu, essa é uma semana interessante. O tio da mágica, David Copperfield, que faz tudo desaparecer, está na cidade até amanhã, 08 de Março, fazendo o seu show no National Arts Centre. Tivemos a oportunidade de assistir o show ontem e apesar de não ser uma mega produção tipo as que ele já fez em outros lugares, é bom! Antes mesmo do show começar ele já estava fazendo mágica! Sem que eu percebesse $200.00 já tinham sumido da minha carteira! Incrível!

Brincadeiras à parte, se você curte mágica à La David Copperfield (tipo coisas desaparecendo/aparecendo, ele saido de caixas de fósforo amarradas com correntes de criptonita e cadeados, etc) abra a carteira e assista ao show. Como disse, até amanhã!

O outro show que iremos assistir amanhã é o Disney on Ice, lá no antigo Corel Centre (agora mudou de nome para ScotiaBank Place). Já assitimos alguns nessa linha, da Disney mesmo, e se você curte patinação no gelo e Disney, essa é uma boa pedida para a família! A criançada normalmente curte!