TSFactory

Tuesday, May 20, 2008

Cada vez mais amaçanzado.


Bem acredito que tal termo nem exista em dicionário algum. Mas dado o aumento gigantesco da presença da Apple no mercado, especialmente no mercado de 'Smartphones', acho que vai ser só uma questão de tempo até tal palavra aparecer. :-)

Pois é. Tudo começou com o Mac Mini que comprei para a minha esposa. Depois veio o meu MacBook. E agora, o meu iPhone.

Já faz um tempo que postei a respeito da rede 3G aqui em Ottawa e comentei que estava usando um Samsung BlackJack. A principal razão para estar usando o BlackJack era o fato do mesmo ter sincronização pela rede de celular com o meu servidor de correio eletrônico (o Microsoft Exchange). Desde o momento que vi o iPhone sempre pensei em comprar um mas a falta de tal recurso complicava a minha vida.

Um belo dia vejo o Steve Jobs anunciando que o próximo firmware do iPhone terá suporte ao Exchange! Maravilha. Foi nesse dia que decidi que na minha próxima viagem aos EUA iria trazer um desses na mala. Dito e feito. Estive em Seattle na segunda semana de Abril e na mala o mesmo veio!

Um mês depois e o que tenho a dizer sobre o iPhone? Bem ainda estou esperando o firmware com suporte ao Exchange. :-) Mas só de saber que chegará provavelmente até o final de Junho já me anima.

Com relação aos recursos atuais, não tenho como me queixar! Tudo funciona perfeitamente e a interface é realmente o que diferencia esse celular de todos os outros. Mas note que não sou o famoso 'CrackBerry' user. Não uso meu celular para responder páginas e páginas de email (até porque a atenção que damos ao que estamos escrevendo num celular é muito menor que quando estamos na frente do nosso computador - tente fazer isso e veja exatamente o que estou falando!). Se você é um desses usuários, a falta de um teclado 'de verdade' pode vir a ser um problema.

Mas todo o resto, da interface à quantia de aplicações disponíveis (de terceiros; para isso terá que destravar o seu iPhone, exatamente como fiz com o meu), o iPhone é show de bola!

Até mesmo a velocidade da rede de dados (limitada ao padrão EDGE, mais antigo) não é problema não e por um simples fato: a quantia de hotspots Wi-Fi disponíveis em tudo que é lugar que ando! Não imaginava encontrar tantos pontos de acesso gratuitos pela cidade de Ottawa! E em casa e no escritório temos sempre Wi-Fi. Isso torna a necessidade do 3G bem menor no meu caso.

Resumindo: comprem que não irão se arrepender.

E antes que perguntem, não, eu não escrevi esse post usando o meu iPhone. :-)

Sunday, May 18, 2008

Pra mim chega!




Bem não que eu esteja reclamando sobre algo que já não sabia. Não é o caso não. Mas com os preços atuais da gasolina e as previsões sombrias de aonde este pode chegar - li um artigo falando de preços na casa de US$ 350 por barril - comecei a pensar na possibilidade de usar menos o meu carro.
Para aqueles que não se lembram, o infâme veículo bebe. Como dizemos, 'Bebe igual uma vaca' (não me pergunte se vaca bebe muito; acredito que as mesmas bebem sim dado o tamanho daquela barriga). E o tanque do mesmo é como barriga de Camelo. São 100 litros. Com o agradável preço atual de $1.35 por litro (pois é, além de ser pau d'água o carro só toma 'do bom' - premium). Isso torna cada ida ao posto um seqüestro relâmpago onde os marginais me roubam $135.
Cansei.
Isso me levou a uma única saída. Comprar um scooter.
Mas note alguns pequenos detalhes antes de se decidir a fazer o mesmo.
1. De casa no escritório são exatos 9km. Isso sem ter que pegar highway de qualquer tipo.
2. A velocidade máxima de qualquer uma das ruas que tenho que passar é de 60km/h. Na verdade só um trecho de 1km é de 60km/h. Todos os outros são 50km/h ou menos.
3. Ottawa é demais de segura em todos os aspectos. Outros motoristas respeitam e muito o pessoal que está em duas rodas.

Se o seu caso é parecido com o meu, não vai se arrepender!
O distinto, um Honda Jazz 2004, faz 42km por litro e o tanque tem uns 5 litros. Ou seja com um tanque ($7) eu consigo andar 210km ou duas semanas indo para o escritório! Nessas acabei reduzindo meu gasto mensal de mais de $300 em gasolina para $15.

E comer inseto enquanto se vai para o serviço de boca aberta é algo que não tem preço. Vida longa aos scooters. :-)